Turismo Titulo
Passeio pela história
Por Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
01/05/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O ponto de partida para percorrer os 241 quilômetros do Caminho do Sol é a cidade de Santana de Parnaíba, localizada a 41 quilômetros da capital.

A cidade é conhecida por seu Centro Histórico repleto de antigos casarios dos séculos 17 a 19, tombados e restaurados por um projeto que utiliza a mão-de-obra de jovens carentes.

Um dos destaques é a igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, de 1880, e a casa onde nasceu o bandeirante Anhangüera, hoje transformada em museu.  De lá os peregrinos percorrem 13 quilômetros até Pirapora do Bom Jesus, intitulada a “cidade dos milagres” e também o último município da Grande São Paulo banhado pelas águas do Rio Tietê.

Pirapora abriga o Seminário Premonstratense. De acordo com idealizador do trajeto José Palma, o local só é aberto à visitação para os peregrinos do Caminho do Sol, com autorização do padre Godofredo.

Na cidade, há também uma escola de imagens sacras. As aulas são ministradas por Murilo Sá Toledo, que ensina o ofício a crianças carentes.

No Largo da Matriz, no Centro da cidade, há um santuário cujo monumento é datado de 1793. Sua arquitetura abriga valiosas imagens, vitrais, afrescos, além da Sagrada Imagem do Senhor Bom Jesus.

Na fachada, é possível apreciar as imagens de São Pedro e São Paulo, além de duas bicas de água potável. Os vitrais de 1950 retratam a história do encontro da Imagem do Padroeiro.

O município abriga a Serra do Ivoturuna, que apresenta belezas naturais. Seu nome significa Montanha Negra e foi atribuído pelos índios devido à cobertura de vegetação de tonalidade escura, que em determinadas épocas do ano chegava a “escurecer” a paisagem do entorno do povoado.

Saindo de Pirapora há o Mirante do Sol, que possui uma imagem de Santiago feita pelas crianças que criam as imagens sacras.

Cabreúva - Após caminhar um percurso de 24 quilômetros, o próximo destino dos peregrinos é o município de Cabreúva, cujo nome é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus), conhecida pelos índios como “Kaburé-Iwa” (Árvore da Coruja).

Um dos pontos que vale a pena visitar, se houver tempo disponível, é o Cruzeiro, no alto do bairro do Vale Verde, com uma vista privilegiada do Centro da cidade, de onde é possível ver os morros e o verde abundante das paisagens.

Outro destaque da cidade é a produção artesanal de cachaça, que fez parte da história como a principal economia, cuja produção se iniciou logo após a sua fundação e permanece até hoje. Licores e doces de pinga são facilmente encontrados em todo o município.

Informações
Cabreúva – (0xx11) 4528-5016.
Pirapora do Bom Jesus – (0xx11) 4131-9191.
Santana de Parnaíba – (0xx11) 4154-1874.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;