Automóveis Titulo
Carros autônomos: Volvo fecha parceria para desenvolver novas tecnologias
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
11/05/2020 | 12:48
Compartilhar notícia


A Volvo anunciou que pretende desenvolver novas tecnologias de condução autônoma junto à empresa norte-americana Luminar. A previsão é de que a parceira forneça a primeira tecnologia totalmente autônoma da fabricante sueca para rodovias, abrindo caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A Luminar irá disponibilizar o sistema LiDAR para a próxima geração de veículos Volvo com a nova plataforma SPA 2. Todos estarão preparados para receber o hardware de condução autônoma a partir do início da produção, em 2022, com o dispositivo Luminar LiDAR integrado ao teto do carro.

O LiDAR é um uma espécie de “radar a laser” que mede distâncias em relação a objetos ao redor do veículo. O recurso pode medir distâncias além de 250m, dando aos carros autônomos tempo para tomar decisões seguras em ambientes de tráfego complexos.

Além disso, os carros com a plataforma SPA 2 poderão ter seus softwares atualizados a qualquer momento que o proprietário desejar, por meio da nuvem. Já o recurso Highway Pilot, primeira tecnologia de condução autônoma em estradas, será ativado assim que for verificado como seguro para locais e condições geográficas específicas.

As empresas também estão explorando a melhoria de futuros sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), com o potencial de equipar todos os futuros carros baseados no SPA2 com um sensor LiDAR como padrão.

LEIA MAIS: Galeria: confira os carros clássicos mais amados do Brasil
VW Gol 40 anos: relembre a evolução do carro que liderou o mercado por quase duas décadas

Carros autônomos testados ao redor do mundo

Carros que dirigem sozinhos deixaram de ser coisa de filme de ficção há muito tempo. Atualmente, montadoras como Volvo, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Land Rover já testam veículos autônomos. Empresas de tecnologia, como Google, Uber e Baidu, também quiseram entrar na onda dos automóveis inteligentes. Na galeria, você confere alguns modelos que já dirigem por conta própria ao redor do mundo:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;