Memória Titulo
Um recanto oriental em Diadema

O templo budista da seita Kannon esta permanentemente aberto...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


O templo budista da seita Kannon esta permanentemente aberto à visita dos interessados, sem necessidade de marcar horário. Basta apertar a campainha e esperar pela chegada do monge ou de dona Miyako, 75 anos, que recebem o visitante e o conduz às dependências internas e externas do templo.

Seus organizadores têm história em Piraporinha; montaram a primeira farmácia do bairro, primeiro na Rua Fagundes de Oliveira e, depois, no Largo de Piraporinha.

Em 2007, um júri constituído pelo Diário elegeu o templo de Diadema uma das sete maravilhas do Grande ABC - templo classificou-se em quarto lugar, depois dos afrescos de Emeric Marcier (Mauá), Paranapiacaba e Caminho do Mar. 

Ponto 6, o Templo Kannon
Depoimento: Walter Adão Carreiro

O templo da seita Kannon é o único do Brasil dedicado a essa deusa. Foi construído em 1952, com a ajuda da comunidade japonesa, liderada pelo monge Kanjun Nomura. A inauguração data de 16-11-952, 60 anos a serem completados no próximo ano.

Crônica de Mauá
Depoimento: Luadir Lino Grechi

O ex-prefeito Leonel Damo tinha um porto de areia no Sertãozinho. A grande venda de areia em Mauá para a construção das casas saía daquele porto. Hoje ali funcionam os aterros sanitário e industrial. No Sertãozinho, coube à Tintas Coral inaugurar o polo industrial, agora revitalizado com o Rodoanel.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 22 de dezembro de 1981

Manchete - Previdência Social pronuncia-se sobre a aposentadoria do prefeito Grillo
Mauá - Protestos na entrega do Viaduto Minas Gerais; populares queriam outra obra, a estação ferroviária do Parque das Américas.
Movimento sindical - Metalúrgicos de Santo André sob nova intervenção federal: Guaracy de Souza Sampaio, inspetor do trabalho, assume no lugar da junta governativa que renunciou.
Indústria - Volkswagen distribui 39 mil brinquedos; Firestone oferece presentes para 5.800 filhos de empregados.
Editorial - E ninguém leva em conta o interesse do povo
Imprensa - Relançada a Revista da Acisa.
Educação - Colação de grau da Faculdade de Direito de São Bernardo lota o Anhembi.
Música - MPB no Teatro Municipal de Santo André. Entre os cantores, Milton Mendes, futuro vereador.

EM 22 DE DEZEMBRO DE... 

1961 - Engenheiros homenageiam o colega Waldomiro Gaiarsa, de Santo André, em jantar no Buffet França.

1971- Chuva de prata em Santo André para festejar o Natal. Alcan, Casa Publicadora e Prefeitura se unem para a festa. Holofotes iluminam o céu.

Trabalhadores
Nasce em 22 de dezembro:

1892 - Avelino Antonio de Assis, do Rio de Janeiro. Apontador da Eletrocloro. Residia à Rua Ema Mortari, em Ribeirão Pires.Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Ciremão, Floro, Francisca Xavier Cabrini e Honorato.

Santa Francisca Xavier Cabrini (Santo Ângelo Lodigiano, Lombardia, Itália, 1850 - Chicago, EUA, 1917). Fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.
Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

É NATAL!

O Grande ABC com suas 98 paróquias e 250 capelas. Em qual delas foi montado o presépio da foto? Memória revela amanhã.

CANTATA - Hoje, às 20h, na Catedral do Carmo, em Santo André. Na organização, maestro Douglas Leite.

RESPOSTA DE ONTEM - O presépio ontem aqui focalizado também fica na Paróquia São José Operário, em Santo André, em sua parte externa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;