Turismo Titulo
Salinas del Bebedero
Tiago Silva
Do Diário do Grande ABC
05/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Branco. Um enorme deserto branco, um espetáculo de paisagem quando contrastado com o azul do céu. O turista pode sentir até o gosto conhecido e muito utilizado no nosso dia a dia. E foi dele que surgiu a palavra ‘salário' no Império Romano. Estamos falando de montanhas que chegam a ter dez metros de altura de puro sal. A 30 minutos de carros de San Luis, ao Norte da própria província.

A salina Del Bebedero é a maior das três existentes. É um antigo lago que secou - tem extensão de cinco quilômetros de largura por 15 quilômetros de comprimento. Por ser o maior, é de lá que sai 40% de todo o sal consumido na Argentina. O componente é extraído por uma cooperativa que tem 150 trabalhadores, formada pelas 50 famílias que moram no entorno da salina. Calcula-se que o local tenha cerca de 80 milhões de toneladas de puro sal.

O desafio para o turista em Bebedero é subir em algumas montanhas de sal e de lá de cima ver o lago que dá o nome ao local. O ambiente silencioso e a grande imensidão dão a sensação de deserto.

 

Pontos turísticos

 

Ciudad de La Punta

Fundada em março de 2003, é a primeira cidade no século 21. Lá, a Universidade de La Punta e a Autoestrada da Informação iniciaram a era digital da província. Para decifrar os mistérios do céu, o Parque Astronômico traz um planetário; o Solar de las Miradas, a primeira coleção de instrumentos pretelescópicos, e observatório com telescópio de última geração. Outros lugares que devem ser visitados são set de cinema, um dos mais importantes do país, o estádio de futebol Juan Gilberto Funes e o hipódromo.

 

Nogoli

Este oásis, localizado no sopé Oeste das montanhas, é dono de um nome indígena que significa ‘águas claras'. O visitante tem o Dique Nogoli para desfrutar de esportes náuticos ou pode optar por estabelecimentos que ofereçam atividades de aventura.

 

Salinas del Bebedero

Enorme deserto branco, com uma área de 5 quilômetros de largura e 15 quilômetros de extensão totalmente coberta de sal, que junto com a Lagoa del Bebedero formam cenário sem igual. Na modesta vila vivem 50 famílias ao redor da região das salinas, onde a indústria de sal vegetal emprega mais de 120 pessoas.

 

Vila Mercedes

É a porta de entrada para as vastas planícies do Sul de San Luis, onde se estendem planícies, dunas e inúmeros lagos, que são alternativas interessantes de turismo não convencional. Localizado na margem Norte do Rio Quinto, foi fundada em 1856 como uma fortaleza. Sua vida moderna urbana convive com os esplêndidos edifícios do século 19. Homenageada por Afonso e Zavala, deu origem à festa que todos os anos, em dezembro, torna-se o ponto de encontro de folclore cuyano e nacional. No Centro de Convenções Molino Fênix se localiza a sede musical de San Luis, que transcende ao país e ao mundo com os mais modernos estúdios de gravação, produção e edição de som.

 

Museu República de El Cabildo

Localizado na região de La Punta, o museu da República de El Cabildo foi construído em homenagem ao bicentenário da Revolução de Maio de 1810. Em seu interior reúne uma magnífica obra arquitetônica, produzida por Fernando Pugliense, que reproduz em escala real El Cabildo de Buenos Aires de 1810. O museu foi inaugurado em julho de 2010 e registrou logo no primeiro mês 12 mil visitantes.

 

Terrazas del Portezuelo

É um conjunto de edifícios no qual foi construída a nova Casa de Governo da Província de San Luis, o primeiro edifício ecológico do país, inaugurado em 9 de julho de 2010. A construção foi realizada pelo governador Alberto Rodríguez Saá como homenagem ao bicentenário da Revolução de Maio de 1810. Este empreendimento está destinado à sede da administração pública provincial e está localizado às margens do Dique Chico, um reservatório de água para irrigação situado em uma depressão na cadeia montanhosa de San Luis, na periferia Sul da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;