Cultura & Lazer Titulo
Cine Favela exibe curtas produzidos pela periferia
Adriana Feder
Especial para o Diário
01/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Em sua 5ª edição, o Festival Cine Favela de Curta-Metragem - de amanhã até 8 de maio, em Heliópolis e São Caetano - exibirá cerca de 50 títulos de filmes realizados por ONGs, Associações, Coletivos e Periferias.

O festival tem patrocínio da Petrobras e co-realização do Sesc SP. A abertura será na sede do Cine Favela com exibição, às 20h, do longa convidado "Sonhos Roubados", de Sandra Werneck.

Este ano, o festival recebeu mais de 215 filmes independentes de vários Estados, dos quais 22 participarão da Mostra Competitiva. Por meio de voto popular, um deles será escolhido e receberá o prêmio de R$ 2.000.

Outras atrações movimentam a programação do evento: Mostra Itinerante (exibição ao ar livre em três pontos da Comunidade), Cine Recreio (exibição de uma grade infantil em 12 escolas públicas), debates e oficina de cinema para 30 jovens, com a realização de um curta, e participação de profissionais do cinema.

Em cinco anos, o Festival já atraiu 8.500 espectadores e exibiu mais de 95 títulos feitos na periferia. "Os recursos técnicos do cinema estão mais acessíveis, e se tornaram uma ferramenta de inclusão cultural e social", afirma Daniel Gaggini, gestor cultural do evento.

O lançamento no Sesc Santana acontece terça, às 20h, com exibição do curta "Carolina", de Jeferson De e a última produção do "Projeto Cine Favela", "Se Não Acontecesse", além de show com o rapper Lui MR. A programação completa pode ser conferida no site www.cinefavela.org.br/festival.

5º Festival Cine Favela de Curta-Metragem. No Cine Favela - Rua da Alegria Popular, 63 C - Heliópolis, São Paulo. Grátis. Até 8 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;