Internacional Titulo
Alemaes protestam contra abertura em feriado
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 12:37
Compartilhar notícia


Centenas de pessoas realizaram uma manifestaçao em frente ao prédio da Bolsa de Frankfurt, para protestar contra a abertura, sem precedente, do pregao em um feriado. Nesta quinta, celebra-se o Dia da Ascensao, um feriado religioso que ocorre 40 dias após a Páscoa em comemoraçao à ascensao de Cristo ao céu.

Sindicalistas e representantes da Igreja alema condenaram a abertura da Bolsa, argumentando que a instituiçao sacrificava um feriado, que mantinha o comércio fechado no país, pelo "altar do lucro".

"Ainda há algo sagrado na nossa sociedade?", questionava Karl Lehmann, chefe do Colegiado de Bispos da Igreja Católica Alema.

A Bolsa de Frankfurt também decidiu que vai funcionar nos dias 12 de junho, quando é celebrado o Dia de Pentecostes, festa católica que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos; no dia 22 de junho, celebraçao de Corpus Christi; e no dia 3 de outubro, data em que se comemora a Unificaçao Alema.

Paralelamente, a direçao da Bolsa de Frankfurt ampliará, a partir desta sexta, seu horário de funcionamento em 2 horas e meia para atrair pequenos investidores que só podem dar ordens de compra e venda após o expediente. A Bolsa fechará às 15h (de Brasília).

A polícia afirmou que o protesto realizado no distrito financeiro de Frankfurt foi pacífico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;