Política Titulo São Bernardo
Intervenção barra mais demissões no piscinão do Paço

Obra no Paço de S.Bernardo teve corte de 120
operários; sindicato congelou 80 desligamentos

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
30/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Intervenção do Sintracon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) de São Bernardo assegurou o impedimento de mais 80 demissões na obra do piscinão do Paço – uma das vitrines do prefeito Luiz Marinho (PT). Canteiro integra o Projeto Drenar, que visa minimizar as enchentes no Centro da cidade, além de ser uma das principais plataformas políticas que o petista busca atrelar ao secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli (PT), escolhido como pré-candidato da sigla na corrida eleitoral de 2016.

Na semana passada, reportagem do Diário revelou corte de 120 funcionários, feito pela Construtora OAS – responsável pela execução dos serviços – que teria alegado falta de pagamento para andamento das intervenções. Cenário que aconteceu em janeiro, quando tiveram outros 200 desligamentos. Na ocasião, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), admitiu entraves no repasse.

Presidente do Sintracon, Admilson Lúcio Oliveira promoveu reuniões com integrantes da administração Marinho e da empreiteira, e detalhou que ficou apalavrado o congelamento dos outros desligamentos anunciados.

“Quando houve o corte em massa, buscamos procurar entender a situação. A OAS reclamou de falta de recursos, que não teriam sido repassados, e que precisaria reduzir o quadro, excluindo mais 80 postos de trabalho. Relatei a eles (OAS) o desespero dos funcionários. Ficou acordado a suspensão dos outros cortes”, alegou o dirigente sindical.

As obras do piscinão foram iniciadas em dezembro de 2013 e têm previsão de conclusão para fim de 2016 e custo estimado de R$ 295,8 milhões, grande parte custeada pelo governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Segundo o presidente do Sintracon, a Prefeitura e a OAS concordaram em realocar funcionários para outros serviços, também do Projeto Drenar. “A conclusão da conversa entre eles foi de readequar o quadro de funcionários para outros projetos. Um deles trata-se de intervenção na Rua Jurubatuba. Enquanto isso, vamos seguir trabalhando para reverter a situação dos 120 funcionários demitidos”, acrescentou Admilson.

O corte de operários protagonizou novamente cenário de abandono no canteiro. O piscinão terá capacidade de armazenar até 220 milhões de litros e será interligado com galerias construídas sob a Rua Jurubatuba e a Avenida Aldino Pinotti – essas ainda em andamento.

Procurada, a Prefeitura de São Bernardo não respondeu aos questionamentos do Diário sobre as reuniões com a construtora para tratar das demissões e possibilidade de deslocamento de operários para outros serviços. Informou apenas “que as obras do Projeto Drenar estão em andamento e a previsão de conclusão da entrega do piscinão é a mesma, até dezembro de 2016”.

A OAS não se manifestou sobre o assunto.


ACORDO ELEITORAL
Morando abona filiação de Edinho Montemor no PSDB

Ex-deputado federal chega como pré-candidato a vereador; era aliado do prefeito Luiz Marinho

Deputado estadual e pré-candidato a prefeito de São Bernardo pelo PSDB, Orlando Morando confirmou ontem ter abonado a ficha de filiação do ex-parlamentar federal Edinho Montemor, que até o mês passado estava alinhado à base de sustentação do prefeito Luiz Marinho (PT), presidindo o PDT municipal.

De acordo com Morando, Edinho chega no tucanato como um dos pré-candidatos a vereador, em projeto que visa ampliar significativamente a participação da legenda no Legislativo, hoje representada por duas cadeiras: Juarez Tudo Azul e Hiroyuki Minami.

“A ficha (de filiação) foi assinada, assim como a de outros pré-candidatos. Sempre tivemos uma atuação conjunta. Fomos bons parceiros. Sempre disse que aprendi muito com o Edinho no período em que atuamos juntos na Câmara (entre 1997 e 2002)”, frisou Morando.

A reaproximação dos políticos reedita também parceria do pleito de 2008, quando formalizaram chapa majoritária na disputa pelo Paço. Morando encabeçou a dobrada e Edinho foi vice. A dupla foi derrotada por Marinho, no segundo turno.

“Convidei o Edinho, buscando construir o partido com pessoas cuja a identidade nunca foi de proximidade com o PT. E ele é uma delas. Sua atuação neste governo se deu por conveniência da sigla. Às vezes isso ocorre na política”, adicionou Morando.

Para Edinho, a chegada no tucanato é vista como primeira etapa para recomeço na vida pública. Foi vereador por três mandatos seguidos em São Bernardo e depois assumiu cadeira de deputado federal na legislatura 2003-2006. No pleito de 2008, ele fracassou na empreitada de vice com Morando e, na eleição de 2012, não conseguiu vaga na Câmara, já pelo PDT e apoiando a reeleição de Marinho.

“No último pleito reconheço que não fiz campanha pelas ruas. Estava com excesso de confiança, um pouco de arrogância. Agora, a situação e alinhamento estão mais motivadores”, disse o novo tucano.

Edinho relatou confiança em obter êxito na empreitada política. “O Morando está com mais experiência do quem em 2008. É um projeto que está sendo muito bem pautado, preparado para debater as demandas da cidade”, considerou.(LB) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;