Cultura & Lazer Titulo Adeus
Eternizada em livro e série, morre Hilda Furacão

Atriz Ana Paula Arósio interpretou história da suposta ‘rainha da zona boêmia’ na TV, em 1998

Por Marcela Munhoz
30/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Ela mexeu com as fantasias dos frequentadores do Minas Tênis, em Belo Horizonte, no início dos anos 1960, incluindo um frei dominicano que queria ser santo. Conhecida como a Garota do Maiô Dourado, Hilda Furacão teria inspirado o autor brasileiro Roberto Drummond a escrever romance de mesmo nome, que foi publicado em 1991.

Embora Drummond (morto em 2002) nunca tenha revelado se sua protagonista realmente existiu, a veracidade da história chegou a ser confirmada pelo jornalista Ivan Drummond, da família do autor. A suposta Hilda Maia Valentim morreu ontem no asilo Guillermo Rawson, em Buenos Aires, na Argentina. Ela completaria 84 anos hoje. De acordo com representante do asilo, a causa da morte foi natural.

O romance de Drummond – que participou da chamada literatura pop, marcada pela ausência de cerimônias e pela proximidade com o cotidiano – era sobre representante da elite mineira que vira prostituta. A verdadeira Hilda Valentim,porém, nunca pertenceu à elite mineira. Na verdade, casou-se com o jogador de futebol Paulo Valentim, que atuou no Boca Juniors na década de 1960. A família toda mudou-se para lá na época. O livro foi adaptado para a televisão, em forma de minissérie, por Glória Perez, e exibido na Rede Globo, em 1998. Para os papéis principais, foram escolhidos os atores Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;