Setecidades Titulo Direitos
Andreenses ganham cadeiras de rodas

Ao todo, Prefeitura beneficiou 50 estudantes da rede municipal com vários tipos de deficiência

Por Daniel Tossato
Especial para o Diário
13/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A Prefeitura de Santo André entregou ontem 50 cadeiras de rodas adaptadas aos alunos portadores de diversos tipos de deficiências e que pertencem à rede municipal. Estiveram presentes o prefeito Carlos Grana (PT) e o secretário de Educação da cidade, Gilmar Silvério, além de mães, alunos e profissionais da Educação. A solenidade aconteceu no Salão Burle Marx, no nono andar da Prefeitura.

Grana comentou sobre a importância da retomada deste projeto pela atual administração e ressaltou a melhora de qualidade de vida das crianças e jovens que receberam a cadeira adaptada. “A retomada desse projeto é importante, pois sabemos que há melhora significativa no desenvolvimento educacional quando se utiliza a cadeira”, disse.

A Prefeitura beneficiou crianças e jovens de 3 a 29 anos. Para a gerente de Educação Inclusiva, Ester Asevedo, a possibilidade de envolvimento social para quem tem a cadeira de roda adaptada é maior. “Alunos deficientes se desenvolvem mais quando fazem atividades com aqueles que não têm nenhum tipo de deficiência. Sem contar que a autoestima também melhora, colaborando para que se envolvam socialmente.”

O secretário de Educação lembrou que a necessidade da cadeira adaptada vai além do aprendizado na sala de aula e que o equipamento auxilia na mobilidade da criança e do jovem pela cidade. “Os obstáculos encontrados no caminho são mais fáceis de transpor com ela, mas ainda há um obstáculo muito difícil a ser enfrentado: o preconceito”.

“Agora posso brincar mais, tanto na escola quanto com meus primos”, disse Arthur Colovati, 10 anos, aluno que ganhou uma das cadeiras, simbolizando os outros 49 beneficiados pela medida. O estudante é portador de mielomeningocele, tipo de má-formação da coluna vertebral.

Viviane Colovati, mãe do menino, reconhece que a cadeira adaptada tem importância em todos os aspectos da vida do filho. “A cadeira é uma extensão do corpo dele. Com ela, meu filho consegue até praticar esportes”, ressalta.

“Com toda a certeza ganhar essa cadeira é nosso maior presente de Natal”, diz Viviane.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;