Palavra do Leitor Titulo Artigo
Conquistas e desafios: 60 anos de Mauá

Hoje, Mauá completa 60 anos de emancipação politico-administrativa

Do Diário do Grande ABC
08/12/2014 | 08:38
Compartilhar notícia


Artigo

Hoje, Mauá completa 60 anos de emancipação politico-administrativa. São muitos desafios a serem superados pelo município, que conta com receitas diminutas para atender à população de 450 mil habitantes. A despeito desta realidade, temos motivos para comemorar. Hoje estamos entregando a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Mauá, a segunda unidade de residência terapêutica e a primeira UBS (Unidade Básica de Saúde) totalmente reformada do total de 16 que passarão por atualização estrutural. Tratam-se de obras mais recentes de série de avanços empreendidos nestes 24 meses.

A ETE é intervenção estruturante que vai mudar para sempre a vida dos moradores. Passaremos a tratar 100% do esgoto coletado a partir de 2015. Sua construção é marco que trará implicações positivas no meio ambiente e na Saúde. Mauá deixará de lançar esgoto in natura no Rio Tamanduateí, terceiro afluente do Rio Tietê. Ao despoluir o Tamanduateí, estaremos combatendo extensa lista de doenças infecciosas que, segundo a Organização Mundial de Saúde, está diretamente associada às condições de saneamento.

A entrega da segunda unidade de residência terapêutica faz parte das ações de reestruturação e ampliação da rede de Saúde Mental da cidade, às quais temos nos dedicado desde o início da gestão. A entrega da primeira UBS reformada, a do Jardim Kennedy, representa a efetivação do projeto de modernização estrutural cujo foco é melhoria dos ambientes internos e do atendimento à população. Hoje Mauá tem novo jeito de cuidar da saúde do seu povo. Desde o início da gestão passamos a contar com o reforço de 47 médicos cubanos, duplicamos o número de equipes do Programa Estratégia Saúde da Família, implantamos a quarta UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Barão de Mauá, laboratório de próteses dentárias, além de garantir recursos para reforma e ampliação do Hospital Nardini, entre outras conquistas.

Em Mobilidade Urbana, implantamos o sistema de integração ônibus-trem e começamos a reformular o sistema de transporte público com novo edital e a entrega de novos ônibus. A Segurança pública foi fortalecida com novas viaturas e equipamentos. Na Educação, entregamos uniformes completos aos mais de 18 mil alunos da rede e começamos a colocar em prática o ensino em período integral. Conquistamos o Instituto Federal de Educação, implantamos a Escola Preparatória da UFABC e estamos prestas a contar com a primeira faculdade de medicina. Na Cultura, inauguramos o CEU das Artes no Parque das Américas. Há avanços claros no esporte e em todas as áreas.

Estamos com programação intensa de atividades alusivas aos 60 anos. Os desafios são muitos, mas temos sim que, juntos, comemorar as conquistas.

Donisete Braga é prefeito de Mauá.

Palavra do leitor

Parabéns, Mauá
Queremos homenagear a nossa querida cidade de Mauá, que hoje completa 60 anos, com a letra do hino oficial do município, gravado pela nossa Orquestra de Violeiros e Coral das Comunidades de Mauá (letra e música de Américo Del Corto e Carlos Binder), tendo como solista o tenor Luiz Antonio Doné. Partindo da nobreza do Barão de Mauá/Antevendo sua grandeza uma cidade iria brotar/Em terras virgens do Pilar/E agora aí está, Mauá, Mauá, Mauá/O teu povo é varonil/Incansável lutador pelo progresso do Brasil/Desde a fina porcelana e o granito natural/Todo o povo se irmana buscando um só ideal/Com as chaminés fumegantes fazendo sempre girar engrenagens mil rolantes/É a cidade a prosperar. Este CD ganhou como título Um Presente para Mauá e é a única gravação do hino à disposição de todos.
João Aletto Filho
Mauá

Abusos
Sou habilitado para conduzir carro desde 1963 e moto desde 1974. Dirijo por muitas rodovias e Estados. Jamais me envolvi em acidentes ou coloquei em risco a vida de quem quer que seja, porque, concordem ou não, dirijo bem, sou responsável sim, e pedestre há mais de 60 anos. A indústria das multas de trânsito está institucionalizada no País. Seria a favor das penalizações se visse nelas coerência e honestidade, mas não sou cego e não vejo isso. Com radares em pistas boas, as velocidades permitidas são reduzidas e sem eles, mesmo em pistas ruins, as placas permitem velocidades maiores. Eu não posso entender de outra forma. No primeiro caso, querem o meu dinheiro; no segundo, minha vida não tem valor. Sobre este e outros abusos eu teria muito a escrever...
Nilson Martins Altran
São Caetano

Apoio ao MLB
A ação da Guarda Civil Municipal de São Bernardo foi absurda. O papel da GCM é proteger o patrimônio público, não é proteger propriedade privada (ainda mais propriedade que não cumpre função social alguma), muito menos bater em trabalhadores, em cidadãos que estavam lutando por moradia digna, que é direito humano. Eram mulheres grávidas, crianças e idosos que sofreram desocupação violenta com balas de borracha e bombas. Eram famílias que sofrem com os preços muito altos dos aluguéis e salários muito baixos. O que aconteceu foi mais uma das violações dos direitos dessas pessoas. Espero que os responsáveis pela ação paguem por seus atos e que seja investigada a ordem de despejo, sendo que não havia reintegração de posse do terreno.
Juliana Pimentel Gasperetti
São Caetano

AES, de novo!
Demonstro toda a minha indignação com a AES Eletropaulo. Sou cirurgião dentista há mais de 20 anos, com consultório na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Centro de São Bernardo, e, para a minha surpresa, a AES Eletropaulo nos dois últimos meses não tem conseguido fazer a leitura de consumo em meu consultório. Pedi explicações tanto na empresa quanto na ouvidoria, esclarecendo que meu consultório fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e, aos sábados, das 8h às 12h, tendo pessoas para atender inclusive no horário de almoço, mesmo não havendo necessidade, pois o relógio fica logo na entrada. A ouvidoria enviou-me relatório dizendo que o local encontrava-se fechado, sem campainha e ninguém para atender. Absurdo! Não condiz com a verdade. Gostaria que se fizesse a leitura corretamente, nem para mais nem para menos, já que pagamos, e tão bem pago com esses impostos e taxas absurdas, por serviço tão ruim. É preciso mais seriedade. É muito desrespeito com o consumidor.
Marcos Alvarenga
São Bernardo

Juízes e deuses
Rio de Janeiro, conhecida como terra de beleza natural, de traficantes, morros, favelas, balas perdidas e praias, agora será conhecida também como a terra dos ‘deuses’, ou melhor, juízes que agem como deuses, mas não aceitam assim serem chamados. Considerando o episódio da agente de trânsito Luciana Tamburini versus ‘deuses’, quero dizer, juízes, fico imaginando o sufoco do trabalhador do Rio que no exercício de sua função tiver a infelicidade de cruzar com o juiz João Carlos de Souza Correa, ou algum dos magistrados da 36º Vara Cível e 14º Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que deixaram bem claro, para todo Brasil saber, que, para eles, a lei, ora, a lei, resolve-se com arrogante e autoritária carteirada.
Luiz Roberto Batista
São Bernardo

Não mostrem!
Há assaltos a caixas eletrônicos e a carros fortes. Pululam por todo o País assaltos semelhantes. Logo após o primeiro assalto, foi feito grande alarde do alto valor abtido pelos ladrões, assim como detalhes de como o assalto foi executado. É óbvio que esse procedimento incentivou outros a praticarem o mesmo tipo de crime. É só ver nas estatísticas o aumento exponencial dos mesmos. Dificilmente passa uma semana sem que o fato se repita. Dia 4, vi na TV o caso do motoqueiro que foi assaltado, mas que estava com câmera instalada no capacete e graças a isso o ladrão foi preso (devido às tatuagens em seu braço) e a moto recuperada. Com certeza outros ladrões que também assistiram à reportagem e que planejavam praticar o mesmo tipo de assalto, no próximo, esconderão tatuagens e levarão o capacete da vítima para não correrem risco de identificação. O que é acrescentado à vida do cidadão comum saber que um caixa eletrônico foi assaltado e o alto valor do roubo, assim como detalhes do modo como foi executado? Na minha opinião, nada.
Donaldo Dagnone
Praia Grande (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;