Setecidades Titulo Trânsito
Prefeitura faz campanha de conscientização no trânsito

Em bares da cidade, trupe de atores simula situações relacionadas à segurança no trânsito

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
02/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


A combinação de álcool e direção não dá certo e usar cinto de segurança ajuda a preservar a vida. Para conscientizar os motoristas de Santo André sobre a prevenção de acidentes causados por esses e outros motivos, a Prefeitura está realizando a ação Vovó do Trânsito nos estabelecimentos noturnos da cidade.

Para isso, uma avó e dois netos, representados por atores da Cia dos Ícones, apresentam situações do cotidiano por meio de paródias e atividades lúdicas. A revisão e manutenção preventiva dos veículos também são temas.

As ações, que acontecem até o dia 20, foram iniciadas na sexta-feira e são realizadas sempre aos fins de semana.

Conforme o Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos do município, Paulinho Serra (PSD), a ação faz parte da Campanha de Educação no Trânsito, iniciada neste ano. “Não dispomos de muita verba, mas queremos que tenha abrangência grande. Para isso, estamos utilizando recursos como a teatralização, a fim de mudar hábitos de motoristas e pedestres.”

Paulinho também destacou a importância desse tipo de ação no fim do ano. “Queremos aproveitar a época de confraternização, em que as pessoas estão mais descontraídas e sem a correria do dia a dia. Assim, elas podem se informar e se conscientizar sobre o assunto de maneira mais leve.”

No total, mais de 40 bares serão visitados pelos atores. Os principais estão na região central da cidade, como o bairro Jardim, porém, locais na Vila Assunção, Jardim Santo André e Parque Jaçatuba também receberão as vovós e seus netos.

“Temos recebido feedback positivo, as pessoas reconhecem que é muito legal. Depois do término, daqui a três fins de semana, vamos nos reunir e verificar se outra etapa será realizada em janeiro”, explicou Paulinho.

Dentro da Campanha de Educação no Trânsito, já foram realizadas diversas ações de conscientização no município, entre elas, trupe de palhaços fazendo esquetes nas faixas, distribuição de materiais informativos e instalação de um megaportal na Avenida Portugal. O tema é Respeitar a Faixa é Respeitar a Vida e visa conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a fim de promover a convivência pacífica nas vias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;