Memória Titulo Memória
O ‘imprimatur’ de Dom Nelson

A 15ª Festa da Padroeira e o desmembramento das igrejas de São Caetano...

Por Ademir Medici
18/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A 15ª Festa da Padroeira e o desmembramento das igrejas de São Caetano. Ontem mostramos as paróquias filhas da Sagrada Família que se esparramam pelos bairros Olímpico, Barcelona, Fundação, Jardim São Caetano e Prosperidade. Hoje as demais, com muitas histórias de comunidades que se uniram para ter suas próprias igrejas e paróquias.

Ou seja: nos 90 anos da presença dos estigmatinos em São Caetano – 1924-2014 – a Paróquia Sagrada Família faz festa e lembra das demais comunidades. Todas elas estarão representadas no Museu da Sagrada Família, a ser aberto em 2015.

Do museu fará parte o livro Semente do Grande ABC, que narra a formação da Diocese de Santo André com as suas 98 paróquias, distribuídas nas sete cidades.

“Ao folhear Sementes do Grande ABC, o leitor/a sinta-se agraciado por Deus por fazer parte também desta história que é o berço da religiosidade e da missão no Grande ABC”, escreve dom Nelson Westrupp na apresentação do livro.

Ao citarmos esta frase de dom Nelson, lembramos de dom Jorge Marcos de Oliveira, o primeiro bispo do Grande ABC. Todo impresso da Diocese passava pelo crivo do bispo, que assinalava ‘imprimatur’. Sem essa chancela, o católico não se arriscaria a ler o que a Igreja noticiava.

Assim, se dom Nelson chancelou a leitura de Semente do Grande ABC, pode e deve o leitor ter acesso ao mesmo. Vocês vão gostar, do livro e do CD Vozes do Bicentenário. Pedidos: Basílica da Boa Viagem, pelo telefone 4330-5227.

SÃO CAETANO

15ª Festa da Padroeira. Programação de hoje:

11h – Barracas com vários tipos de comida na Praça Cardeal Arcoverde.

15h30 – Missa na Matriz Sagrada Família.

20h – Show na praça com a Banda 7list

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo’, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – A trajetória de cinco irmãos que cantavam e dançavam o que havia de melhor na música negra dos anos 1970: o Jackson Five; curiosidades de um museu que conta a história da aviação; acontece neste mês o lançamento de um tributo musical de vários artistas a Paul McCartney – o sempre Beatle vem ao Brasil para inaugurar a arena do Palmeiras no Parque Antarctica. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Uma retrospectiva com os melhores programas ao longo de um ano. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, por caso do horário eleitoral, às 12h20.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. 50 anos em 5. A história de Juscelino Kubitscheck em três programas. Nesta primeira audição, o menino pobre e órfão. Ele tinha verdadeira veneração por sua mãe, que era professora. Para aumentar os ganhos, dona Julia lavava roupa para fora e assim pôde pagar os estudos do filho, que muito jovem formou-se médico. Farta documentação sonora ilustrando os relatos. Muitas músicas, especialmente as satíricas que Juca Chaves criou para JK e, de quebra, para toda sua família. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Agenda

Hoje, 15h, lançamento do livro Paranapiacaba, um Patrimônio para a Humanidade. Organizadores: Vanessa Bello Figueiredo e Rodrigo Rodrigues. Local: Clube Lira Serrano, em Paranapiacaba (parte baixa da Vila).

Amanhã, meio-dia. Missa em italiano, Local: Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. Após, almoço no salão paroquial. R$ 15.

Santos do dia

- Na estampa, São Lucas. Evangelista. Nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando São Paulo quis pregar a Boa Nova aos povos que falavam aquele idioma. Tornou-se o relator do nascimento de Jesus, o principal biógrafo da Virgem Maria e o primeiro a expressá-la através da pintura.

- Nossa Senhora Rainha Três Vezes Venerável de Schoenstatatt

- Cirila

- Renato

News seller há 50 anos

Domingo, 18 de outubro de 1964 – ano 7, nº 336

São Bernardo – Dentro de três anos a cidade terá características de metrópole. Orçamento para 1965 é de 12 bilhões de cruzeiros, metade dos quais para obras públicas.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 18 de outubro de 1984 – ano 27, nº 5650

Santo André – Prefeito Newton Brandão decide criar a nova Guarda Municipal. A Guarda antiga foi constituída pelo prefeito Antonio Pezzolo e extinta pelo prefeito Lincoln Grillo.

Data – Queixa e reclamações marcam o Dia do Médico. Reportagem: Liliana Pinheiro.

Em 18 de outubro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: possibilidade de uma próxima batalha decisiva na França. Apreensão de uma estação radiotelegráfica; batalha naval em águas da Holanda.

Em Ribeirão Pires, jogam hoje Aliança e Ribeirão Pires FC. A equipe Aliança, da Capital, partirá para Ribeirão no trem das 8h40.
1924 – Fundado o Flor do Mar Futebol Clube, na Vila Assunção, em Santo André.

1934 – Criado o Distrito de Paz de Mauá.

1974 – Dr. Pedro Kassab, presidente da Associação Médica Brasileira, profere palestra em São Bernardo sobre o Dia do Médico.

Hoje

- Dia do Estivador

- Dia do Médico

- Dia do Pintor

Município Paulista

Hoje é o aniversario de Pontal. Elevado a município em 1935, quando se separa de Sertãozinho.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;