Turismo Titulo No interior
Antigo e novo em harmonia
Por Carolina Lopes
Enviada a Socorro
16/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Toda cidadezinha de interior tem uma estátua do Cristo e uma praça com uma igreja, mas cada uma possui um charme especial. E Socorro não foge à regra: o Centro abriga a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1924, e casarões antigos, com fachadas neoclássicas, coloniais e ecléticas, datadas do fim do século 19 e início do século 20.

O Mirante do Cristo, situado em um dos pontos mais altos da cidade, é outra atração bastante procurada por turistas, que conseguem ter uma visão panorâmica de Socorro e dos municípios vizinhos.

A arquitetura e o clima pacato podem até remontar ao passado, mas Socorro está anos-luz à frente de grandes metrópoles nos quesitos acessibilidade e inclusão social. Com o aporte de mais de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, a cidade desenvolveu o projeto Socorro Acessível e, no decorrer de 2008, foi adaptada ao acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Suas vias públicas foram rebaixadas e receberam pisos táteis e semáforos sonoros. Muitos restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais também já sofreram adaptações, como rampas de acesso, corrimãos e cardápios em braile. Por conta do projeto, a cidade tornou-se modelo no País para receber esses turistas pra lá de especiais e proporcionar a eles bem-estar e autonomia.

Além disso, quase todas as modalidades de esportes radicais também podem ser praticadas por pessoas com deficiência. Os equipamentos foram adaptados e os instrutores realizaram treinamentos para guiar esse tipo de público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;