Cena Política Titulo
Pessoal e profissional

Nem mesmo os cargos que ocupam e a história de décadas dentro do PT evitaram que o vereador mais antigo do partido no Brasil, José Ferreira, e o presidente da Câmara de São Bernardo, Tião Mateus, fossem barrados na entrada da UFABC (Universidade Federal do ABC), na quinta-feira

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
20/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Nem mesmo os cargos que ocupam e a história de décadas dentro do PT evitaram que o vereador mais antigo do partido no Brasil, José Ferreira, e o presidente da Câmara de São Bernardo, Tião Mateus, fossem barrados na entrada da UFABC (Universidade Federal do ABC), na quinta-feira. Eles foram até lá para acompanhar a palestra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, companheiro que ajudaram nas lutas sindicais da década de 1980. A relação com o partido e a proximidade de Lula não foram suficientes para assistir à explanação de Lula dentro do auditório. Visivelmente incomodado, Zé Ferreira foi embora. Tião ficou, viu e ouviu as declarações do ex-presidente pelo telão, junto com jornalistas. Alguns saíram em defesa dos parlamentares, ao avaliarem que tinham de ter acesso ao auditório. São fiéis ao partido e estiveram ao lado do companheiro nos momentos mais difíceis. Outra corrente argumenta que nada tinham a fazer ali, pois tomariam lugar de quem realmente deveria ouvir as palavras do ex-presidente, os inscritos, alunos e professores da universidade. Essa foi a tese defendida até por Lula, que, ao perceber que os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e o de Santo André, Carlos Grana (PT), não estava na platéia, disparou: “Estão certos. Prefeito tem mais é que trabalhar mesmo, não ficar ouvindo eu falar.” Mais tarde, porém, veio o alento para Tião e Zé Ferreira: estiveram com o cacique em jantar modesto, mas muito festivo e descontraído, junto com outros vereadores e alguns secretários da gestão Marinho. É a diferença entre o pessoal e o profissional.

Dívida eleitoral

Os partidos da coligação de Regina Maura Zetone (ex-PTB, hoje sem partido) na disputa pelo Paço de São Caetano, em 2012, estão recebendo ofícios do cartório de protestos para pagar R$ 1.600 cada. Há dívida com empresa de comunicação da cidade que ainda não foi paga. Integrantes do PTB dizem que já pagaram. Os do PSC afirmam não ter nada a ver com a situação, pois a contratação dos serviços de publicidade foi à parte. E o restante...

Folga

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), tira folga de duas semanas. A volta aos trabalhos deve ocorrer no dia 1º. No programa de descanso, vai viajar com a família. Nesse período, assume o vice, Hélcio Silva (PT).

Refis

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), vai apresentar projeto de Refis (Programa de Recuperação Fiscal) ainda neste ano. O governo petista elabora estudos neste momento sobre o débito dos credores com a administração. Mas o chefe do Executivo não dá detalhes de como será o programa. Diz que, se o cidadão souber quais benefícios terá se não pagar os impostos, deixará de quitar seus compromissos desde já. “É como pegar galinha no interior: não pode falar vem galinha, tem de chegar e pegar quietinho, não pode ficar anunciando”, justifica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;