Política Titulo Passeio ciclístico
Regina Maura projeta anel cicloviário
Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
16/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Montada em sua bicicleta branca de detalhes rosa, a candidata à Prefeitura de São Caetano, a médica Regina Maura Zetone (PTB), propôs ontem, em meio ao passeio ciclístico promovido pela GM, criar um grande anel cicloviário que contornaria a cidade toda. Entrosada com as pedaladas, a candidata quer criar condições de segurança aos ciclistas e incentivar o uso do transporte alternativo.

No projeto da petebista, a prioridade é criar condições de segurança com ciclovias e ciclofaixas e disseminar o uso das bikes. "Eu prefiro a ciclovia, que é exclusiva para as bicicletas, com mais segurança. A ciclofaixa é espaço entre as ruas demarcado com faixas", explicou. Questionada sobre a metragem de ciclovias na cidade, Regina respondeu prontamente: "Cinco quilômetros". Esse dado, em eventual mandato dela, saltaria para 25 quilômetros "no mínimo".

A projeção do anel cicloviário passa pelo o futuro Metrô de superfície do governo do Estado, que deve passar por toda extensão da Avenida Guido Alibert, ligando as cidades de São Bernardo, Santo André e São Caetano à estação Tamantuateí da CPTM e do Metrô, na Capital. "Está projetada uma ciclovia embaixo da linha do Metrô de superfície que será nos moldes do Expresso Tiradentes. E a estação terá um bicicletário." A ideia do anel tem objetivo de reduzir a movimentação de carros na cidade por dois motivos: poluição e trânsito. "É um anseio da população", destacou Regina.

A candidata ainda propôs dar utilidade ao espaço das torres da rede de energia elétrica. Um parque linear denominado previamente de ‘Oeste', com extensão de 11 quilômetros, seria criado nas imediações do bairro São José. "Primeiro vamos buscar autorização da Eletropaulo", pontuou. A petebista quer implantar ciclovia em toda extensão, equipamentos de ginástica, playground para crianças e jardins. Em alguns pontos desse terreno, que corta boa parte da cidade e tem hortas e outros cultivos, a candidata promete preservar.

Essa foi a segunda participação de Regina no passeio ciclístico da GM. Ela disse frequentar as ciclovias da Avenida Presidente Kennedy. Sobre o evento, afirmou gostar "bastante", enquanto trocava sorrisos e cumprimentos com outros ciclistas. Mostrando intimidade com a bicicleta, a petebista disse que é o "xodó" dela e que costuma "lustrar" a magrela. "Até encontrei um amigo que disse que o filho queria saber quem pegou ele no colo pela primeira vez. Aí o pai disse: ‘Olha, foi ela que te segurou, filho", explicou Regina sobre um dos partos que já realizou na cidade.

Mesmo tirando o momento para lazer, a petebista aproveitou para lembrar os participantes sobre sua candidatura. Com adesivos com seu número e foto no peito, ela viu material de divulgação de sua campanha, como cavaletes, espalhado pelo percurso do passeio. Desde que iniciou a divulgação, Regina tem contado com a presença de principal cabo eleitoral e padrinho político, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Porém, a ausência do prefeito se deu apenas nas pedaladas, já que ele a aguardava ao fim da atividade para seguir a agenda de campanha para o fim do dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;