Economia Titulo Compras
Associações aguardam feriado com ritmo de vendas mais lento

Entidades dizem que será facultativo aos comerciantes abrir as portas na terça-feira

Por Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
06/07/2013 | 07:10
Compartilhar notícia


O feriado da Revolução Constitucionalista não será dos melhores ao comércio da região. A proximidade com o quinto dia útil do mês alinhada às férias escolares deve atrapalhar os resultados dos lojistas de hoje e segunda-feira.

Segundo as associações comerciais, empresariais, industriais e agrícolas do Grande ABC, o horário de funcionamento dos estabelecimentos hoje e na segunda-feira continuam normais. Porém, de hoje até a terça-feira, será facultativo aos empresários a abertura de seus negócios.

Não há previsões em números de variações de vendas. Mas é quase consenso entre as entidades que o comércio de rua sofrerá mais do que nos shoppings.

Para o coordenador do curso de Administração de Empresas do UniA (Centro Universitário Anhanguera de Santo André), Alessandro Zanoli Bernardo, as férias escolares terão a maior contribuição para resultados não tão satisfatórios dos comerciantes.

“Não temos uma data sazonal comemorativa próxima a esse feriado. E mesmo que o marido acabe trabalhando durante esses dias, é provável que o restante da família aproveite para viajar”, explicou Bernardo.

DOMINGO

Em Diadema, o comércio abrirá, normalmente, das 9h às 20h, informou a ACE (Associação Comercial e Empresarial). Apenas no domingo o horário se entenderá entre 9h e 13h, porém não houve consenso entre os lojistas.

“Sábado e domingo devem manter o mesmo tíquete médio de vendas dos fins de semana comuns, já que para muitos não haverá a emenda do feriado. Já segunda-feira e terça-feira, a tendência é de queda nas comercializações, pela incerteza quanto a disponibilidade de comércio aberto e em função também de ser um período de férias e os consumidores que não trabalharem devem priorizar o passeio com os filhos”, avaliou a presidente da ACE, Vera Lucia Rocha.

Em Santo André, a expectativa é parecida, disse o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Evenson Robles Dotto. “Não fizemos pesquisa. No sábado e na segunda-feira devem ter abertura normal das lojas. Mas será facultativo a abertura na terça-feira. Porém acho que a maioria vai fechar na terça-feira. Sempre há uma expectativa de vendas abaixo do normal em feriados.”

Para o presidente da Aciarp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Pires), Gerardo Pedro Sauter, a média diária de comercialização hoje deve ficar estável em relação aos sábados comuns. Porém, na segunda-feira, ele aguarda redução nas vendas na cidade.

A expectativa é pouco mais otimista para Rio Grande da Serra, segundo o diretor administrativo da Aciargs (Associação Comercial e Industrial Agrícola), Noel Aparecido Horácio. “Quando estamos em feriado, há estímulo maior para as compras. Isso porque como 30% das pessoas do município trabalham fora, tem mais gente andando por aqui”, argumentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;