Política Titulo Polêmicas
Sessão vira palco de
acusações em Sto.André

Havia, nos bastidores, acordo com bancadas para
votar só quatro projetos do governo Carlos Grana

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 06:40
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


As duas sessões extraordinárias previstas para ocorrer ontem em calmaria na Câmara de Santo André foram marcadas por acusações e troca de farpas entre parlamentares. Ao ouvir a negativa sobre incluir indicação de sua autoria na ordem do dia, o vereador José de Araújo (PMDB) disparou, na tribuna, contra a superintendente da Casa, Maria José Polimeno, que, teoricamente, foi quem travou a proposta.

Havia, nos bastidores, acordo com as bancadas para votar só os quatro projetos do governo Carlos Grana (PT). O texto do peemedebista previa manutenção em passarela deteriorada na Avenida dos Estados, bairro Santa Teresinha. A mesa, porém, barrou a inserção. Presidente da Casa no último biênio, Araújo desqualificou a superintendente. “Ela é incompetente e deveria ser substituída”, disse, causando constrangimento. Maria José é funcionária de carreira, mas tem cargo gratificado na direção.

Araújo acusou a superintendente de responsabilidade no erro cometido na última sessão ordinária – na ocasião, a mesa esqueceu de fazer a leitura do requerimento de inclusão, o que invalidou a aprovação dos projetos. Com isso, tiveram que refazer a votação ontem. O atual dirigente da Casa, Donizeti Pereira (PV), foi obrigado a levantar o recesso.

O peemedebista sustentou que a falha gerou despesas para o Legislativo. Donizeti saiu em defesa da superintendente ao afirmar que “tudo que acontece na Câmara a culpa é do presidente”. “Qualquer prejuízo será arcado pela minha pessoa.” Questionada sobre os insultos, Maria José não quis comentar o assunto.

Para Araújo, a mesa também é culpada por irregularidade na quitação do reajuste salarial aos servidores. “Trata-se de ilegalidade grave, pois a lei não estava em vigor e, portanto, o pagamento não poderia ter sido feito.” A Câmara negou o problema, alegando que o pagamento foi feito no dia da promulgação da lei, em 24 de maio. De acordo com a Casa, apenas a publicação da lei, para conhecimento público, ocorreu no dia seguinte.

REFEITA
A Câmara ratificou o voto favorável às propostas do Paço. Três deles autorizam empréstimo de R$ 19,9 milhões com o Estado para reforma do Estádio Bruno José Daniel e investimento para recapeamento de ruas.


Grana admite que clamor popular vai interferir no planejamento


Ao participar ontem do encerramento do PPA (Plano Plurianual Participativo) Criança, o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), admitiu a chance de mudar planejamento estratégico da administração por conta dos protestos populares – o petista fará reunião hoje e amanhã com o secretariado para tratar do programa. “Essa mobilização social tende a fazer com que, de modo geral, os governos deem mais respostas às reivindicações que apontam caminhos para outras ações.”

Grana falou que o Paço definiu 1.036 ações. Esse planejamento para os próximos quatro anos poderá modificar as prioridades a serem colocadas em prática. Segundo o prefeito, a gestão detectou que precisa, nesse momento, atuar firmemente na Saúde. “É uma reivindicação forte da população. Então vamos intensificar nos próximos meses o que podemos acelerar nesse campo”, disse, ao acrescentar outro alvo de ajuste: entregar 1.000 moradias em 2013. A intenção, agora, é definir os terrenos.

No transporte, o petista afirmou que o governo já agiu com rapidez ao colocar em prática o Bilhete Único. “(Nesse quesito) Estamos em sintonia.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;