Internacional Titulo
Argentina processa Inglaterra por 'crime' nas Malvinas
Por Do Diário do Grande ABC
04/07/2000 | 12:32
Compartilhar notícia


Uma queixa por violaçao do direito à vida foi apresentada nesta terça-feira contra o Reino Unido ante a Corte européia de direitos humanos em Estrasburgo, informaram os advogados argentinos responsáveis pelo processo.

A queixa foi apresentada em nome dos familiares dos jovens marinheiros argentinos mortos durante o torpedeamento e afundamento do navio ``General Belgrano', durante a guerra das Malvinas em 1982.

As autoridades britânicas cometeram um ``crime de guerra' ao afundar por ``perfídia' o cruzador argentino ``General Belgrano' no dia 2 de maio de 1982, afirmaram Jorge Antonio Oliveira e Jorge Umberto Appiani, ambos advogados de Buenos Aires, que apresentaram a queixa.

No ataque, morreram 323 marinheiros. A queixa foi apresentada, contudo, em nome dos pais de apenas duas das vítimas - Luis Alberto Ibáñez e Roberto Guillermo Rojas, selecionados pela Federaçao Argentina de Ex-Combatentes - por motivos de custo do processo, informaram os juristas.

``Este processo internacional nao foi iniciado com uma intençao de vingança. Também nao é para endossar a decisao da junta militar de desencadear a guerra (contra o Reino Unido). É uma reivindicaçao moral em nome de centenas de jovens soldados mortos', adiantaram Oliveira e Appiani.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;