Política Titulo
Discurso de Montoro no México será lido por Gasparian
Do Diário do Grande ABC
16/07/1999 | 09:09
Compartilhar notícia


A última participaçao de Franco Montoro que seria feita no México no Foro América Latina-Europa para o Desenvolvimento Social Sustentado, será lida, na íntegra pelo seu amigo Fernando Gasparian, ex-deputado do PMDB, que o representará naquele evento. Ele deixou escrito um pronunciamento com o nome de "Controle dos Capitais Voláteis no Sistema Financeiro Internacional".

Na abertura do trabalho estao várias citaçoes: "Contribuiçao de Franco Montoro, deputado federal, ex-governador de Sao Paulo, Presidente do Conselho Consultivo do Parlamento Latino-Americano. "As loucuras dos grandes nao devem ficar sem vigilância", Shakespeare; "Entre o forte e o fraco, a liberdade oprime; é a lei que salva. (Lacordaire); "Se temos poder, para que ter leis? (Um poderoso anônimo); e "Como terminará a crise atual? Com a obediência cega às leis do mercado? Ou com o estabelecimento de normas internacionais de equidade e justiça".

No seu pronunciamento Montoro destaca que "as atuais turbulências globais no campo das bolsas e da economia de todas as naçoes nos fazem pensar na estrutura do sistema financeiro internacional. Sob o impacto da especulaçao financeira, países como a Indonésia, Malásia, México, Brasil, Equador, Chile, Argentina, Rússia, Japao e outros, sofreram crises dramáticas e desestabilizadoras". E alertava: "Estamos diante da ameaça de um colapso global. E é evidente que nao podemos continuar vivendo num mundo em que uma especulaçao financeira de alguns minutos, em qualquer parte da Terra, ameace a economia de naçoes inteiras e destrua o trabalho de milhoes de homens e mulheres e crianças. Esse quadro mostra a necessidade urgente de mudança no sistema financeiro internacional, especialmente, em relaçao ao controle das especulaçoes financeiras de curto prazo".

Ao final do seu pronunciamento, Montoro afirmaria: "E a crise atual como terminará? Com a obediência cega às leis do mercado? Com o surgimento de uma convulsao social generalizada? Ou com o estabelecimento de normas disciplinadoras das relaçoes econômicas internacionais? Para superar a lei das selvas e a opressao dos mais fortes, a humanidade vem criando através da história normas jurídicas de civilizaçao e respeito à dignidade das pessoas. A luta pelo direito é a própria história da civilizaçao. Hoje essa luta se estende, principalmente ao plano das relaçoes internacionais. Esse é o sentido da citada decisao da Onu, a Declaraçao dos Direitos Humanos. Talvez em nenhuma época como hoje, a luta pelo direito se tenha identificado tanto com a própria defesa da civilizaçao e do desenvolvimento humano. É dever de todos zelar para que a globalizaçao, superando os riscos da exclusao e da violência, esteja a serviço da paz e da solidariedade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;