Nacional Titulo
Temporal causa estragos e deixa um morto e 60 feridos no RS
Por Do Diário do Grande ABC
12/10/2000 | 15:50
Compartilhar notícia


Devido a um raio que atingiu uma subestaçao de energia elétrica, aos fortes ventos e à chuva da madrugada desta quinta em Porto Alegre, pelo menos uma pessoa morreu, 60 ficaram feridas, duas mil desabrigadas, duas mil casas destelhadas, queda de postes, cortes de luz e água em vários bairros da cidade.

Este foi o saldo do violento temporal no Rio Grande do Sul, acompanhando em algumas áreas de chuva de granizo e ventos de até 90km/horários, iniciado na noite desta quarta e que durou até as 4 horas da madrugada desta quinta, atingindo especialmente cidades do litoral, como Tramandaí e Imbé; a capital gaúcha e Viamao, na Regiao Metropolitana.

O granizo, com blocos de gelo do tamanho de uma bolinha de tênis, foi a principal causa do destelhamento ou destruiçao de casas em Viamao. O temporal e os fortes ventos viraram um ônibus da empresa Botija na localidade de Aguas Claras, na RS-40, em Viamao, mas o motorista e o cobrador, que estavam sozinhos, nada sofreram.

Um caminhao carregado de cervejas também virou, assim como dois táxi-aéreos no Aeroclube do Rio Grande do Sul, no bairro rural de Belém Novo. Ali, também, os ventos derrubaram a cobertura do hangar 2 e quatro portoes de aço, que destruíram um ultra-leve e danificaram um aviao bimotor e um helicóptero R22 Beta 2.

No campo de pouso, um aviao táxi-aéreo literalmente virou e ficou com as rodas para cima na pista.

O corpo de um homem nao identificado foi retirado de um carro Del Rey que, devido ao temporal, derrapou na BR-116, altura de Tapes, e caiu num riacho.

América Oliveira da Silva, 73 anos, cuja residência e parte do teto caíram sobre ela, foi submetida a uma cirurgia nas pernas, no Hospital de Viamao, sendo o caso mais grave entre os 60 feridos do temporal. Mas ela já está fora de perigo.

No Litoral Norte, as cidades mais atingidas foram Tramandaí e Imbé, onde 1.500 casas foram destelhadas, com 300 flagelados colocados no ginásio esportivo de Tramandaí, além de escolas e clubes. Na capital gaúcha, a zona mais afetada foi a Sul, que teve nove bairros sem luz e água, parte provocada por um raio que danificou uma das subestaçoes da Companhia Estadual de Energia Elétrica.

No interior, dezenas de casas ficaram destelhadas num temporal em Pejuçara, enquanto em Ijuí 10 residências ficaram alagadas, mesmo situaçao de várias ruas em Porto Alegre. O tempo continuou chuvoso nesta quinta, com previsao do 8º Distrito de Meteorologia é de mais chuva para esta sexta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;