Política Titulo
Feriado deve esfriar crises no governo
Do Diário do Grande ABC
31/05/1999 | 08:48
Compartilhar notícia


O feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, deverá tornar-se uma ducha de água fria nas crises políticas que vêm atribulando o governo. Tanto a crise gerada pelos grampos no BNDES, que já vinha perdendo força no Congresso na última semana, quanto a crise entre o PFL e o PSDB, em torno da isençao previdenciária para as Santas Casas, deverá hibernar por uma semana, danto tempo para que os líderes políticos aliados do presidente busquem os caminhos para trazer a paz à base governista. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP) deverá se manifestar esta semana com relaçao ao requerimento do deputado Milton Temer (PT-RJ), que quer uma investigaçao contra o presidente da República, com objetivo de se chegar ao processo de impeachment do presidente Fernando Henrique Cardoso.

A expectativa é de que o pedido seja arquivado, como já foi outro apresentado no início do mês pelo mesmo deputado.

Também nao se espera avanço na iniciativa para abertura de uma Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a privatizaçao da Telebrás. A movimentaçao sobre este assunto deverá estar concentrada em manifestaçoes de rua, promovidas pelos partidos de oposiçao. Os líderes partidários governistas estao desde a semana passada contatando individualmente os parlamentares para que nao assinem o requerimento da Oposiçao para a criaçao da CPI. Mas se as conseqüências políticas dos grampos telefônicos no BNDES começam a arrefecer, pode crescer a crise gerada pelas causas que levaram ao grampo.

O líder do PDT na Câmara, Miro Teixeira, defenderá a criaçao de uma Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os grampos, e quer que uma lei dê imunidade para que os autores do grampo contem que foram seus contratantes. Espera-se para o início da semana uma açao mais firme do Planalto para esclarecer as dúvidas que foram lançadas sobre o chefe do gabinete militar da Presidência, general Alberto Cardoso, considerado suspeito de envolvimento no episódio. Com esta açao, poderá evitar que uma nova crise se avolume.

Comissoes - As atividades parlamentares mais importantes no Congresso ocorrerao nas comissoes temáticas. As sessoes deliberativas na Câmara e no Senado ocorrerao apenas na terça e na quarta-feira, mas a votaçao mais importante prevista é a do projeto de Lei Complementar que trata do uso das Forças Armadas, no Senado. Na comissao da Reforma do Judiciário, na Câmara, está prevista para hoje reuniao do relator da matéria, deputado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) com os sub-relatores, para discutir seu parecer. O documento deverá ser apresentado ao plenário da Comissao terça-feira.

No Senado, haverá amanha reuniao conjunta das comissoes de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituiçao e Justiça (CCJ) para decidir o destino dos precatórios judiciais emitidos irregularmente.

Na CPI dos Bancos também terça-feira, haverá depoimento do procurador da República Celso Antônio Três, lotado em Cascavel (PR) para falar sobre evasao de divisas por meio de contas CC5 com o uso de testas-de-ferro de investidores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;