Nacional Titulo
Liberado genérico do Voltaren
Por Do Diário do Grande ABC
05/05/2000 | 11:44
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde, José Serra, anunciou o registro do genérico Diclofenaco Sódico, que tem como referência o anti-inflamatório e anti-reumático Voltaren. Além disso, quatro medicamentos já autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS) recebem registro para serem fabricados por outros laboratórios. A Agência concedeu até hoje 57 registros de medicamentos genéricos.

O antibiótico Oxacilina Sódica, que tem como referência o Staficilin-N, já é fabricado pelo laboratório Teuto. Desta vez, o registro é concedido ao laboratório Eurofarma. Em breve, ele estará disponível em farmácias e hospitais do país.

A lista também inclui o analgésico e antitérmico Dipirona Sódica (Novalgina) e os anti-helmínticos Albendazol (referência - Zentel) e Mebendazol (Pantelmin). Eles representam a diversidade de opçoes que o consumidor vai poder contar, já que o mesmo medicamento será produzido por indústrias diferentes e, conseqüentemente, terá preços variados.

Em funçao das diversas apresentaçoes dos genéricos (comprimidos, ampolas, pó para soluçao injetável, gel, creme), mais de 100 produtos estao liberados para serem comercializados em farmácias ou utilizados em hospitais brasileiros.

Os remédios devem trazer na embalagem o nome do princípio ativo, seguido da frase "Medicamento genérico - Lei 9.787". Por nao envolverem gastos com pesquisas e marketing, já que sao cópias de produtos estabelecidos no mercado e nao utilizam nome fantasia, os genéricos podem ser vendidos por um preço até 55% menor do que os outros medicamentos. Só recebe registro o medicamento que comprovar as mesmas características farmacológicas do remédio de referência, indicado pela ANVS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;