Setecidades Titulo Saúde
Garcia importará 10 mi de doses de Coronavac

A meta do governo paulista é utilizar imunizante para aplicar em crianças de 3 a 4 anos em todo Estado

Heitor Mazzoco
Do Diário do Grande ABC
21/07/2022 | 08:17
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou ontem que o Instituto Butantan importará 10 milhões de doses da vacina Coronavac para aplicação em crianças de 3 e 4 anos.

O instituto irá solicitar oito mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) à farmacêutica Sinovac, com sede na China, para a produção do imunizante.

“Tomamos essa decisão hoje, antes mesmo da inclusão no PNI (Programa Nacional de Imunizações), para que a gente tenha vacina suficiente para vacinar as crianças de São Paulo e colocá-las à disposição do Ministério da Saúde para vacinar as crianças do Brasil. A importação deve levar algumas semanas para que, se possível, no mês de agosto, a gente tenha essas vacinas disponíveis e poderemos começar a imunização dessas crianças”, disse Garcia.

Mais de 6,1 milhões de crianças com faixa etária entre 5 e 11 anos já foram imunizadas, sendo que 66,3% deste público está com o esquema vacinal completo e 86,9% foi vacinado com a primeira dose.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

A decisão do governo paulista ocorre depois de o Ministério da Saúde, no último dia 15, recomendar aos Estados e Municípios a aplicação da Coronavac para crianças entre 3 e 5 anos. A pasta se baseou em uma decisão da CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19).

“A pasta recomenda que seja utilizado os estoques existentes nos Estados e Municípios. No entanto, o Ministério da Saúde segue em tratativas para aquisição de novas doses”, afirmou em nota divulgada o Ministério da Saúde.

No último dia 13, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a Coronavac para crianças de 3 a 5 anos. De acordo com a decisão unânime, não há necessidade de mudanças na composição da Coronavac para aplicar nas crianças. Serão necessárias duas doses em um intervalo de 28 dias - mesmo esquema para adultos.

HISTÓRICO

A Coronavac foi a primeira vacina aplicada no Brasil no combate à Covid-19. O governo de São Paulo, à época comandado por João Doria (PSDB), fez parceria com a empresa chinesa Sinovac para adquirir as doses da vacina. Hoje, há também Astrazeneca, Pfizer e Janssen como opções para vacinação em todo Brasil.

NÚMEROS

De acordo com o governo federal, responsável pela distribuição das vacinas, 399 milhões de doses foram aplicadas na população brasileira desde janeiro de 2021.

O governo federal cita ainda que mais de 90% da população já foi vacinada com ao menos uma dose. Segundo o governo paulista, quase 118 milhões de doses foram aplicadas no Estado de São Paulo.

O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi registrado em março de 2020. Desde então, 33,4 milhões de infectados foram registrados - há casos de pessoas que pegaram mais de um vez, segundo dados do Ministério da Saúde.

Foram registradas até ontem 676 mil mortes em decorrência de complicações da Covid-19. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;