Setecidades Titulo Saúde
Diadema registra primeiro caso de varíola dos macacos

Grande ABC tem oito registros da doença até o momento; Estado de São Paulo está próximo de 200 pessoas contaminadas

Por Heitor Mazzoco
Do Diário do Grande ABC
14/07/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/Cynthia S Goldsmith


A Prefeitura de Diadema informou ontem o primeiro caso de varíola dos macacos no município. Com esse diagnóstico, o Grande ABC tem oito casos da doença até o momento. Os outros são em São Bernardo (cinco registros) e Santo André (dois casos). 

De acordo com nota da assessoria de imprensa da Prefeitura de Diadema, o infectado é um homem que não viajou para o exterior nos últimos 21 dias. 

“O caso foi notificado por serviço de saúde do município de São Paulo. O paciente passa bem e está em isolamento em sua casa. As equipes da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência e a vigilância epidemiológica já entraram em contato com o morador e estão monitorando a saúde do paciente até o desaparecimento das lesões e dos contactantes informados pelo mesmo, com o objetivo de dar as devidas orientações e evitar que a doença se espalhe”, informou o Poder Executivo local. 

A Secretaria de Saúde de Diadema investiga a forma de contágio da doença. Apesar de o paciente não ter realizado viagens para outros países, ele fez deslocamentos pelo Brasil. 

“Não está descartado que a transmissão tenha sido comunitária, já que, apesar de não ter saído do país recentemente, o paciente esteve em cidades brasileiras onde já existem outros casos confirmados”, afirmou, em nota, a Prefeitura. 

Rejane Calixto, secretária de Saúde do município, disse que a cidade está preparada para atender os casos suspeitos e confirmados da doença. “Nossa equipe tem sido atualizada semanalmente com informações sobre a doença e está preparada para atender, notificar e monitorar os casos suspeitos em tempo oportuno. Nossa orientação é para que as pessoas mantenham os cuidados para prevenir a doença, e, caso apresentem sintomas, procurem a unidade de saúde mais próxima para receber as devidas orientações e cuidados.” 

SINTOMAS

A pessoa infectada apresenta ao menos sete sintomas, como feridas na pele e dores musculares (veja quadro). 

Até o momento, setores da saúde pedem para as pessoas evitarem compartilhamento de objetos pessoais para diminuir a propagação da doença. A higiene das mãos também é fundalmental. 

Caso apareça machucados na pele e tenha tido contato com pessoas que não conhece ou que tenham sido diagnosticadas com a varíola dos macacos, a orientação é procurar uma unidade de saúde imediatamente. 

CASOS NO ESTADO

Em todo Estado de São Paulo, o governo estadual confirmou 195 casos da varíola dos macacos. Destes, 172 foram registrados na Capital. A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que foi descoberto em 1958, em um laboratório da Dinamarca. O primeiro caso humano foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo, em 1970.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;