Política Titulo Pesquisa
Alex Manente lidera corrida para Câmara; Marinho é o segundo

Pesquisa Badra mostra atual deputado com 24,6%, contra 17,4% de petista;depois aparecem Marcelo Lima, com 8,7%, e Sargento Simões, com 7,4%

Da Redação
12/07/2022 | 08:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O deputado federal Alex Manente (Cidadania), que também é tesoureiro nacional do partido, ocupa a liderança na pesquisa realizada pelo Instituto Badra, entre os dias 5 e 8 de julho com 1.500 eleitores das sete cidades do Grande ABC, e divulgada com exclusividade pelo Diário. O parlamentar, que está em seu segundo mandato em Brasília, foi citado por 24,6% das pessoas ouvidas na região.

Na rodada anterior da Badra, realizada entre os dias 19 e 20 de abril também nos sete municípios, Alex Manente aparecia com 8,8%, o que significa um crescimento de 15,8 pontos percentuais em pouco menos de três meses.

Em segundo lugar na pesquisa aparece o ex-prefeito de São Bernardo e ex-ministro Luiz Marinho (PT), com 17,4% das intenções de votos dos eleitores. Marinho, atual presidente estadual do PT, foi candidato a governador na eleição de 2018, quando obteve 12,66% dos votos válidos e ficou em quarto lugar na disputa. Nesta eleição, o petista tentou ser nome de consenso dos diretórios do partido no Grande ABC para tentar uma cadeira na Câmara Federal, mas viu dois outros quadros petistas reivindicarem vaga na disputa.

Na terceira posição da pesquisa Badra está o vice-prefeto de São Bernardo, Marcelo Lima (Solidariedade). O número 2 do Paço são-bernardense foi citado por 8,7% dos entrevistados pelos pesquisadores do instituto no início do mês.

Marcado pela dura oposição ao governo petista, o vereador de Mauá Sargento Simões (Avante) surge em quarto lugar na pesquisa, com 7,4% das intenções.

Ex-candidato a prefeito de Diadema, que chegou a disputar o segundo turno em 2020, Taka Yamauchi é o quinto nome, com 5,1% das citações entre o eleitorado dos sete municípios.

Atual deputado estadual, Coronel Nishikawa (PL), que tentará uma vaga em Brasília, tem como mote o discurso bolsonarista. O político foi lembrado por 4,4%.

Vice-prefeito de Santo André desde 2017, Luiz Zacarias (PL) também tenta conquistar votos de parte do eleitorado conservador e do grande índice de aprovação da administração de Paulo Serra (PSDB). Na pesquisa, Zacarias foi citado por 3,7% dos entrevistados.

Ex-secretário-executivo de Habitação do Estado, Fernando Marangoni (União Brasil) recebeu 3,1% das intenções de voto. Lair da Apraespi (União Brasil) foi lembrada por 2% dos eleitores.

Ex-secretário da Prefeitura de São Caetano e homem-forte da gestão de Paulo Pinheiro, Nilson Bonome (União Brasil) obteve 1,5% das citações dos entrevistados.

Com margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa do Instituto Badra foi realizada de forma presencial nos sete municípios, em pontos de fluxo populacional. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números BR 09786/2022 e SP 07632/2022 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;