Política Titulo
Ivete e Reali estão mais fortalecidos
Por Nicolas Tamasauskas
Sucursal Diadema
03/07/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Pré-candidatos às sucessões municipais do ano que vem, a vice-prefeita Ivete Garcia (Santo André) e o deputado estadual Mário Reali (Diadema) saíram fortalecidos de encontros promovidos pelo PT nas duas cidades no último final de semana. As reuniões, preparatórias para os congressos Estadual e Nacional da sigla, que acontecem em agosto, debateram propostas para o PT e elegeram delegados dos municípios. Os grupos de Ivete e Reali conseguiram eleger delegados ao congresso nacional que apóiam as duas pré-candidaturas.

“Foi um encontro muito bom, que teve grande participação da militância. Tivemos um amplo debate das questões do partido”, disse ontem Ivete Garcia, citando o fato de 765 filiados terem participado da reunião. “Quanto aos dois delegados, coincidentemente ambos me apóiam.”

Pró-Ivete, o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, e Túlio Bulcão, o Professor Túlio, foram eleitos para o congresso nacional.

Os delegados participam entre o final de agosto e início de setembro da votação de resoluções sobre a postura do PT nos próximos anos.

Ivete destacou o fato de Bulcão pertencer a uma corrente de esquerda do PT, ligada ao Campo Majoritário. “É mais um dos apoiadores que nós temos”, disse.

Vanderlei Siraque, outro pré-candidato de Santo André, destacou que a chapa integrada por ele, Ivete e o prefeito João Avamileno foi a mais votada em termos de propostas para o PT nacional. “Foi um processo tranqüilo de debate e tivemos 49% dos votos”, afirmou o deputado.

DEBATE POSITIVO

Reali fez avaliação parecida em Diadema. “Não sinto que houve uma disputa, nem esse negócio de saber quem ganhou e quem perdeu. O importante é que houve um debate positivo.”

O encontro teve eleição de delegados e de teses – conjuntos de propostas para a sigla que serão debatidos no Congresso Nacional. Os quatro delegados – entre os quais o secretário do PT Júlio Tavares – são apoiadores da pré-candidatura de Mário Reali.

A tese Mensagem ao Partido, defendida pelo vice-prefeito de Diadema Joel Fonseca, foi escolhida. O grupo formado pelos vereadores Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, e José Queiroz Neto, o Zé do Norte, apoiou a tese encabeçada pelo deputado cassado José Dirceu.

Pré-candidata a prefeita e ligada à Articulação de Esquerda – corrente de esquerda do partido –, a vereadora Irene dos Santos assinou a tese A Esperança é Vermelha, crítica ao governo federal e contrária a coligações com partidos como PMDB e PR.

SÃO BERNARDO
A plenária de São Bernardo foi realizada no final de semana passado. Os 1,8 mil filiados presentes no encontro elegeram 29 delegados para a estadual e 3 para a nacional. A chapa formada pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e os vereadores José Ferreira e Tião Mateus recebeu cerca de 600 votos e, para isso, teve direito a escolher 18 delegados para o encontro em São Paulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;