Internacional Titulo
Quarteto define missão de seu novo emissário Tony Blair
Da AFP
19/07/2007 | 19:07
Compartilhar notícia


O Quarteto para o Oriente Médio se reuniu nesta quinta-feira à noite em Lisboa (Portugal) para definir a ação de seu novo enviado na região, o ex-premiê britânico Tony Blair: ajudar os palestinos a construir um Estado, ou ir além disso, facilitando um amplo diálogo entre as partes.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, o alto representante da UE (União Européia) para Política Externa e Segurança, Javier Solana, e o chanceler russo, Serguei Lavrov, participaram do encontro.

Rice declarou que "não há objetivo mais importante do que ter um Estado palestino viável" e que é disso que trata o mandato "claramente definido" de Blair. "Existem negociações políticas que os Estados Unidos, por uma série de razões, estão determinados a dirigir, em coordenação com o Quarteto", disse Rice.

Nomeado em 27 de junho passado, Blair recebeu como missão trabalhar na mobilização da ajuda internacional à Autoridade Palestina e na implantação de um Estado palestino.

Tony Blair avaliou que "é importante que a Palestina assuma plenamente suas responsabilidade" e seja capaz de "governar e garantir a segurança e a ordem pública".

Dez países do sul da Europa defenderam, porém, um aumento no papel que Blair desempenhará, para facilitar as "negociações sem precedentes sobre o status final dos territórios palestinos entre israelenses e palestinos".

Vários países árabes e a Autoridade Palestina esperam que a reunião de Lisboa permita levar as diferentes partes envolvidas à mesa de negociações e criar uma nova dinâmica de paz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;