Política Titulo Derrota nos tribunais
Justiça nega pedido de Morando contra Diário

Prefeito processou jornal após reportagem que revelou condenação de sua irmã, Márcia

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
07/11/2020 | 00:51
Compartilhar notícia


A Justiça de São Bernardo rejeitou pedido do prefeito de São Bernardo e candidato à reeleição, Orlando Morando (PSDB), para obrigar o Diário a pagar indenização por danos morais em razão de reportagem sobre sua irmã, Márcia Morando.

Em setembro, Morando e sua irmã acionaram a Justiça depois de o Diário revelar, em julho, que Márcia foi condenada a indenizar sua vizinha em R$ 170 mil por obras que realizou em sua residência, no condomínio Swiss Park, e que afetaram a unidade da outra moradora. À Justiça, Morando e Márcia tentaram deslegitimar a reportagem, alegando que o conteúdo retratou “fatos antigos”. Na peça, os irmãos Morando pediram que o jornal fosse obrigado a pagar R$ 5.000 a título de danos morais.

Entretanto, o juiz Carlos Gustavo Visconti, da Vara do Juízado Especial Cível de São Bernardo, concordou com os argumentos da defesa do Diário de que a matéria publicada trata-se exclusivamente de material jornalístico. “Entendo que a ré (Diário) encontra-se no exercício do seu direito constitucional de liberdade de expressão e livre manifestação do pensamento, o que não se revela como ilícito capaz de ensejar o dever de indenizar”, diz trecho da decisão. “Ainda que, na opinião do autor, a notícia veiculada não possui nenhuma relevância social ou conteúdo informativo, temos que há eleitores que possuem interesse em obter conhecimento sobre fatos que ocorram na vida pessoal dos candidatos a cargo político e seus parentes próximos, sobretudo quando há condenação em processo judicial com trânsito em julgado”, emendou o magistrado.

Por meio de nota, a assessoria do prefeito avisou que recorreu da decisão que negou pagamento por danos morais. O tucano argumentou que as ações contra o Diário “em nada significam atentar contra a liberdade de imprensa”. <TL>JC 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;