Ao contrário do que costuma acontecer nas contratações de pilotos, não foi a equipe, mas sim a parceira técnica quem fez o anúncio oficial da chegada de Sato. Ele será o segundo japonês a defender a Jordan na F-1 (Aguri Suzuki disputou o GP do Pacífico em Aida/1994 pelo time) e o 16º a correr na categoria. O último foi Toranosuke Takagi, que correu pela Arrows em 1999 e hoje participa da Cart pela Walker.
Alesi ainda tem uma remota chance de permanecer na F-1, já que algumas vagas ainda estão abertas para 2002. Mas o francês já havia dito que só permaneceria na categoria se ficasse na Jordan. Caso contrário, tentaria algo na Cart.
Se Sato participar do GP do Japão neste domingo, será o quinto piloto a correr pela Jordan no ano. A equipe começou o campeonato com Jarno Trulli e Heinz-Harald Frentzen como titulares. O alemão foi demitido antes da corrida de Hockenheim e em seu lugar correu Ricardo Zonta, que já havia disputado também o GP do Canadá porque Frentzen se recuperava de um acidente. Alesi, que iniciou a temporada na Prost, é titular desde a prova da Hungria.
Neste ano, Sato venceu o Campeonato Inglês de F-3 e foi piloto de testes da BAR, outra equipe que usa motores Honda. A montadora japonesa deu uma compensação financeira à BAR para tirá-lo do time e colocá-lo como titular na Jordan.
Se disputar o GP do Japão e chegar ao final da corrida, Jean Alesi, da Jordan, será o primeiro piloto a terminar todas as provas de uma temporada desde 1964. Naquele ano, o norte-americano Richie Ginther, que corria pela BRM, levou seu carro ao fim dos dez GPs do campeonato.
Arrows – Tom Walkinshaw, dono da Arrows, negou que sua equipe vá ser vendida à Red Bull, fabricante austríaca de bebida energética que tem participação acionária na Sauber. Seu proprietário, Dietrich Mateschitz, teria a intenção de formar um time americano para colocar seus produtos nos EUA. “É especulação antiga”, disse Tom.
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