Setecidades Titulo
Sto.André tem Semana do Coração
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
29/06/2005 | 07:59
Compartilhar notícia


A Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Funcor (Fundação do Coração) promovem nesta quarta a partir das 7h30, no Parque Celso Daniel, em Santo André, diversas atividades de saúde gratuitas. Os participantes poderão medir a pressão arterial, fazer caminhada monitorada e assistir palestra sobre fatores de risco cardiovascular. As ações fazem parte da Semana do Coração, uma das ações da pesquisa Corações do Brasil – levantamento epidemiológico dos fatores de risco cardiovascular na população brasileira.

Hipertensos em geral e pessoas que têm problemas de colesterol, triglicéride, obesidade, tabagismo, diabetes ou sedentarismo são alvos do estudo e da atividade. No parque, serão dadas orientações sobre quais são e como prevenir doenças cardiovasculares, como o AVC (acidente vascular cerebral) e o enfarto agudo do miocárdio. Outro problema sério e pouco conhecido que será abordado na palestra realizada no ginásio do parque é a doença vascular obstrutiva periférica. Dados indicam que essa doença – que compromete os vasos arteriais periféricos – atinge cerca de 10% da população acima dos 50 anos.

São Bernardo e São Caetano também tiveram a Semana do Coração em julho do ano passado. “Paralelamente ao levantamento de dados, criamos essa semana para que a cidade receba informações sobre os fatores de risco, quais são e como preveni-los”, explica Carla Lantieri, coordenadora do projeto na região.

Estudo – A pesquisa começou no início do ano passado e está sendo realizada em 74 municípios brasileiros. No total, 2,5 mil pessoas acima de 18 anos estão respondendo um questionário e realizando exames de sangue e urina. No Grande ABC, a pesquisa já foi aplicada junto a 75 moradores. Em São Paulo (capital), atingiu 400 pessoas. “O objetivo desse estudo é levantar dados estatísticos dos diversos fatores que podem levar às doenças cardiovasculares, já que não existem dados de tamanha dimensão sobre o assunto”, afirma Carla Lantieri.

A previsão é terminar a pesquisa no fim deste ano. Segundo a coordenadora, o estudo vai permitir saber, entre outros assuntos, qual a porcentagem de população hipertensa no país, quantas pacientes tinham conhecimento da doença e quantos fazem tratamento adequado. A prevenção das doenças cardiovasculares abrange uma série de medidas, mas evitar o sedentarismo com atividades físicas por pelo 30 minutos ao dia é considerado um bom início. “Claro que deve-se sempre procurar a orientação de um médico”, completa Carla.

Programação:
Medição de pressão e caminhada, das 7h30 às 15h.
Palestra sobre fatores de risco de denças cardiovasculares, às 8h.
Local: Parque Prefeito Celso Daniel – avenida Dom Pedro II, 940.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;