Internacional Titulo
Segundo dia de ofensiva contra Al Qaeda no Iraque deixa 30 mortos
Da AFP
20/06/2007 | 09:27
Compartilhar notícia


Pelo menos 30 rebeldes morreram na ofensiva de milhares de soldados americanos e iraquianos contra a rede terrorista Al Qaeda na província de Diyala, nordeste do Iraque, iniciada na terça-feira.

O general americano Mick Bednarek afirmou que "a operação 'Arrowhead Ripper' está apenas no início e a Al Qaeda será atacada até que a missão seja cumprida".

"O corpo expedicionário 'Lightning' prossegue a ofensiva na capital e nos arredores da província de Diyala, como parte das medidas repressivas contra terroristas da Al Qaeda que operam na região", destaca um comunicado do Exército dos Estados Unidos.

"O povo de Diyala está cansado da violência e do terror que estes insurgentes da Al Qaeda trouxeram à sua província e coopera conosco para desalojá-los", acrescentou o general Bednarek.

Durante o primeiro dia da mais importante ofensiva militar no Iraque desde a invasão americana a Fallujah, em 2004, pelo menos 14 bombas foram encontradas.


A terça-feira também foi marcada pela morte de um soldado americano do corpo expedicionário 'Lightning', que não resistiu aos ferimentos sofridos após a explosão de uma bomba perto de seu veículo.

Em Baaquba, capital da província de Diyala e reduto da Al Qaeda, os militares descobriram pelo menos dois esconderijos de armas com granadas, lança-foguetes, munições de diversos calibres e explosivos.

As tropas terrestres também destruíram um esconderijo de armas dentro de uma casa, segundo o Exército americano.

No total, cerca de 7,5 mil soldados americanos e 2,5 mil militares e policiais iraquianos participam da operação 'Arrowhead Ripper'.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;