Setecidades Titulo
BID deve investir no novo Paço de São Bernardo
Por Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
29/06/2003 | 21:49
Compartilhar notícia


O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pode ser o investidor para novo Paço Municipal de São Bernardo. A informação é do secretário de Projetos Especiais, Eurico Leite, que recebeu um comunicado do banco solicitando dados do projeto logo após a sua exposição em um fórum para investidores nos Estados Unidos. Essa proposta apresentada pela Prefeitura ao BID é uma nova versão do projeto original, que, segundo o secretário, teria erros de estimativa.

Baseado em apontamentos de estudo de viabilidade econômica desenvolvido desde o início do ano, a nova sede da Prefeitura estaria desta vez associada à construção de um centro de eventos, um hotel e um novo prédio para abrigar a Faculdade de Direito, com obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O complexo deverá ser erguido atrás do ginásio Poliesportivo. “Depois de elaborar o estudo vimos que o mercado procura uma área na Grande São Paulo para se fazer um centro de convenções, um centro de hotelaria para rivalizar com o Anhembi. Então amarramos tudo, a Faculdade de Direito construiria o prédio lá, com uma obra de Niemeyer, e aí a cidade de São Bernardo entra no roteiro internacional de arquitetura. No mesmo lugar, teremos um grande centro de eventos com praça hoteleira e atendimento de serviços básicos e a sede administrativa da cidade, com o Fórum. Temos de mostrar um plano pronto para que o investidor tenha interesse. Esse estudo demorou muito porque tem de ser muito bem aplicado e nós levamos isso aos Estados Unidos.”

De acordo com Eurico Leite, o setor privado do BID financiaria a construção da obra a um organismo privado e este teria o direito de administrar o centro de eventos. A Prefeitura entraria com o terreno e a infra-estrutura e receberia como contrapartida o prédio para o Paço do parceiro privado.

O BID ganharia no trâmite financeiro com o organismo privado. “O banco não empresta dinheiro para o Poder Público porque acredita que dá prejuízo. Empresta dinheiro privado para o organismo privado, capta esse dinheiro a juros maiores e empresta para o poder a juros menores. Nesta nova configuração a negociação é feita com o setor privado. Essa é a diferença”, disse. “O banco foi o primeiro a se interessar. Disse manda tudo para cá porque nós temos grande interesse de analisar isso e eu sou otimista. O BID está comigo nessa história, então eu não sou tão maluco assim.”

Eurico disse que pretende informar o prefeito William Dib sobre a nova possibilidade de investidor na reunião do secretariado com o prefeito, na terça. "Ele decidirá qual o caminho que deve ser tomado.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;