Política Titulo
'Fome Zero está avançando', diz representante da ONU
Por Do Diário OnLine
16/10/2003 | 10:32
Compartilhar notícia


José Tubino, representante no Brasil da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO – sigla em inglês), da ONU, declarou nesta quinta-feira que, apesar das dificuldades, o Programa Fome Zero “está avançando”. Segundo ele, apesar de “complexo e ambicioso”, o projeto foi desenvolvido de forma consciente.

“O Fome Zero é um compromisso político a nível mundial para acabar com a fome no país”, disse Tubino, em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo. Ele reafirmou a parceria da ONU com o governo brasileiro no combate à fome e à pobreza.

Quanto às críticas ao caráter assistencialista dos programas de combate à fome, Tubino disse que, primeiramente, estes se preocupam em dar alimentos às pessoas que estão com déficit de calorias e não têm condições de trabalhar. Por outro lado, ele acredita que essas ações não são suficientes sem um trabalho estrutural, com a geração de empregos e apoio à agricultura familiar.

Para Tubino, há alimento suficiente para a população tanto no Brasil, quanto no resto do mundo, mas o que acontece é uma má distribuição da produção. “Existe disponibilidade de 2.900 Kg/cal por pessoa por dia, enquanto o que precisa uma pessoa para uma vida sadia é de 2.000 kg/cal”, disse.

Tubino participa nesta quinta-feira de sessão solene na Câmara dos Deputados, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Além dele, também estarão o ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, e o assessor especial da Presidência, Oded Grajew.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;