Esportes Titulo
Ex-atleta, bisneta de Lampião entra na rota da tocha do Pan
Por Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
01/06/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


Voz delicada, postura intelectual, bem diferente de Lampião e Maria Bonita. Luana Ferreira, bisneta do Rei do Cangaço, não conviveu na caatinga. Foi campeã brasileira de natação – com índice olímpico – e escolhida para carregar a tocha pan-americana. No próximo dia 10, a jovem de 18 anos volta a Canindé de São Francisco, em Sergipe, para percorrer a região onde seus parentes foram decapitados de forma cruel pela polícia em 1938.

Expedita, única filha de Lampião, foi a primeira convidada pela secretaria de Turismo de Sergipe para carregar o símbolo dos Jogos do Rio, em julho. Aos 75 anos, ela passou a missão para a neta. “Minha vida está ligada ao esporte e à história da luta do cangaço. Estas duas coisas estão no meu sangue. Por isso é que me sinto preparada para este desafio”, disse a menina.

Muita coisa mudou na família Ferreira – de Virgulino Ferreira de Silva e Maria Déa, nomes de Lampião e Maria Bonita. Luana, por exemplo, nasceu em Aracaju. Com os pais formados em Educação Física, mergulhou de cabeça na natação. “Treinava quatro horas por dia, até a exaustão. Meu melhor resultado foi um título brasileiro nos 50m borboleta em 2004. Com 15 anos, fui pré-convocada para a Olimpíada de Atenas. Infelizmente, outras atletas estavam bem preparadas”, recorda.

Logo em seguida, Luana fez intercâmbio no Canadá. Ficou um ano, engordou 15kg e abandonou o esporte. “Tentei retomar os treinos, mas o esporte é cruel com quem pára”, lamenta a ex-atleta, que passou no vestibular para psicologia em São Paulo. “Adoro a área esportiva. Pretendo unir essas experiências e trabalhar a cabeça do atleta”, completou a estudante.

A jovem aprovou a idéia de unir a história do cangaço ao esporte. “Isso pode despertar no leigos a vontade de aprender sobre o assunto”, finalizou. A tocha virá do México e será acesa no dia 5, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, representando o descobrimento do Brasil. Outras 50 localidades serão contempladas antes de ela desembarcar no Rio no dia 13, na abertura dos Jogos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;