Setecidades Titulo No Grande ABC
Região discute novas estratégias
de combate contra a dengue

Iminência de alta dos casos e dificuldade do monitoramento das larvas motivaram debate de novas ações

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
29/01/2020 | 14:14
Compartilhar notícia
Divulgação/Consórcio ABC


 O GT (Grupo de Trabalho) Saúde do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que é formado por técnicos de setores das prefeituras da região, anunciaram novas estratégias para o controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikungunya. As ações foram motivadas pelo aumento do número de casos da doença na região – em 2019, foram registrados 985 casos em cinco cidades e duas mortes (em Mauá). 

Além da iminência nas contaminações, o Grupo identificou a dificuldade de agentes comunitários de saúde para realizarem o monitoramento das larvas em resdiências na região. 

Por isso, os técnicos conheceram um sistema por drones, que facilita a aplicação de produtos inseticidas em pontos de difícil acesso, de forma manual e com a capacidade de pulverização em até cinco hectares – o que equivale a 0,05 quilômetros). A tecnologia também auxilia a identificação dos focos e controles onlines. 

Levantamento feito pelo Diário com base nos dados das prefeituras mostra que, juntas, quatro cidades – São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires – contabilizaram em 2019 o equivalente a dois casos de dengue por dia, além de dois óbitos. Neste ano, nos municípios citados, apenas Diadema e Ribeirão Pires apresentaram notificações, sendo 3 casos confirmados e 13 em análise, no município de Diadema e 23 casos em andamento em Ribeirão Pires. 

Segundo o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, essa estratégia com drones já vem sido utilizada em outros Estados e para ser eficaz na região, é necessário que todos os municípios aceitem a proposta. "A ideia será apresentada aos prefeitos e secretários de saúde para avaliação. Em seguida, a possibilidade de utilização do sistema, em um único contrato e não de forma inidividual em cada cidade", comenta. 

O projeto, de acordo com Brandão, talvez não seja viabilizado ainda para este verão - que termina no dia 20 de março - mas, com previsão para 2021. "É uma estratégia mais complexa e demanda de tempo e recursos aprovados para o trabalho", finaliza. 

OUTRAS AÇÕES

Em novembro do ano passado, o Consórcio também lançou a campanha regional Todos Juntos Contra o Aedes, que foi desenvolvida em todas as sete cidades com atividades educativas nas escolas municipais e estaduais, em estações de ônibus e trens, capacitação de educadores, bloqueio de criadouros e mutirão em unidades de saúde. As atividades aconteceram até o dia 7 de dezembro. 

Além disso, a entidade regional recomenda que, caso um munícipe encontre foco de dengue, acione a equipe de vigilância sanitária e epidemiológica para que seja feita vistoria.

Leia mais: Região promove ações contra a dengue até dia 7

Mais informações, amanhã (30) no caderno de Setecidades e pelo site www.dgabc.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;