Cultura & Lazer Titulo
'Sangue de Cangaceiro' e DNA
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
29/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O documentário Sangue de Cangaceiro está sendo concluído pelo jornalista e cineasta de Santo André Glauco Araújo. O filme conta a história da telefonista baiana Maria Deuza de Oliveira, 55 anos, que luta para comprovar se é ou não neta de Lampião e Maria Bonita.

Na última segunda-feira, dia em que completaram-se exatos 50 anos do assassinato do casal de cangaceiros, Araújo conversou com o Diário pelo telefone. Ele está na cidade de Paulo Afonso (BA), onde o rei do cangaço teria conhecido Maria Bonita.

O documentário é co-dirigido por Brígida Rodrigues e Gustavo Brandão. Maria Deuza de Oliveira mora em São Paulo desde os 12 anos. Ela é filha de Ananias de Oliveira, carpinteiro de 78 anos, irmão de Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita.

"Em maio de 2005, Deuza viajou com o pai para a cidade de Paulo Afonso, na Bahia, onde reencontrou primos e tios. Naquela ocasião, ela soube, por meio de comentários de seus familiares, de uma história que mudou sua vida desde aquele momento: seu pai poderia ser filho de Maria Bonita e Lampião", conta Araújo.

Deuza tenta fazer o exame de DNA desde 2005, mas enfrenta a resistência de Expedita Ferreira Nunes e de Vera Ferreira, respectivamente a única filha reconhecida e a neta do casal. A equipe aguarda a decisão da Justiça sobre o caso para finalizar o filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;