Política Titulo Iniciativa
Estudantes de Etec de Rio Grande emplacam projetos na Câmara da cidade
Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
02/01/2020 | 06:06
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Trinta alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) de Rio Grande da Serra emplacaram projetos de lei na Câmara da cidade e já falam em participar mais da política local daqui para frente.

Vereador de Ribeirão Pires e professor da unidade de ensino na cidade vizinha, Amaury Dias (PV) foi quem incentivou os estudantes durante as aulas de ética e cidadania organizacional. Ao todo, 12 propostas foram confeccionadas, sendo quatro analisadas e aprovadas pelos parlamentares rio-grandenses.

Um dos projetos autoriza a Prefeitura de Rio Grande a coletar e encaminhar para destinação correta pilhas, baterias e lâmpadas à base de mercúrio. A ideia foi de Daniella de Jesus Ferreira, 17 anos, do segundo módulo do curso de RH (Recursos Humanos).

“Agora me interesso mais por política. Antes não debatia nem conversava muito sobre o assunto. Me parecia tudo muito distante. Mas agora é como se a política fizesse parte da minha vida”, comentou a estudante.

Daniella afirmou que os colegas de classe também estão bem mais dispostos a conversar sobre política. Ela considera que a disciplina é importante, já que mudou a maneira de os alunos pensarem sobre a cidade e o País. “Eu gostaria de fazer mais projetos”, pontuou Daniella.

Para Amaury, a aprovação de quatro das propostas enviadas ao Legislativo é a conclusão de um objetivo pessoal, como docente e vereador. “Participar de um projeto como esse é enaltecedor. Sou professor e vereador, então me sinto orgulhoso por conseguir mostrar aos alunos o quão importante é se informar e participar da política no dia a dia”, avaliou.

Além do projeto de coleta de pilhas, os alunos conseguiram emplacar medidas que propõem a semana de combate ao preconceito LGBT, um programa de combate às pichações, grafites e anúncio em muros e a proposta que proíbe a utilização de vias públicas, praças, parques e jardins para realização de bailes funk ou qualquer outro evento musical não autorizado. Todas as matérias foram apreciadas pelos vereadores e receberam votação unânime para aprovação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;