Setecidades Titulo Santo André
Aulas de xadrez ajudam crianças no raciocínio lógico e protagonismo

Projeto piloto funciona em quatro escolas municipais; meta é expandir

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
28/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O trabalho de aspectos como desenvolvimento cognitivo, resolução de problemas, lógica, estratégia, tomada de decisão e protagonismo em sala de aula integra a grade de disciplinas de quatro escolas de Santo André. As unidades recebem semanalmente projeto piloto que propõe o jogo de xadrez a 530 estudantes do 4° e 5° anos do ensino fundamental – com idades entre 9 e 11 anos.

O programa teve início em março e a promessa da administração é ampliar o número de escolas beneficiadas para oito no próximo ano. A meta é popularizar a atividade, explica a coordenadora de educação física escolar do município, Fabiana Morgado Gomes. “Por mais que os pais entendam que o xadrez favorece o desenvolvimento das crianças em muitos aspectos, esportes como natação e futebol costumam ter mais força.”

Fabiana ainda destaca que, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, o xadrez auxilia os alunos na resolução de problemas. “Durante a partida, a criança não pode se esconder. Ela trabalha essa tomada de decisão e, também, o protagonismo.”

Estudantes das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Therezinha Monteiro de Barros Nosé, Nicolau Moraes Barros, Tarsila do Amaral e Antônio Virgílio Zaniboni puderam testar seus conhecimentos ontem, durante o 1° Festival de Xadrez da cidade, realizado no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, no bairro Silveira.

Aluna do 5° ano da Emeief Tarsila do Amaral, Isabella Costa Rosa, 11 anos, já conhecia o esporte, mas nunca tinha praticado. Ela revela ter ficado surpresa por ter aprendido tão rápido. “São novas experiências para a minha vida. Xadrez ajuda no nosso raciocínio e, com certeza, pode me ajudar na escola também”, conta.

O estudante do 4° ano Matheus Gabriel dos Santos, 10, revela que, além do futebol, xadrez passou a ser sua prioridade. “Fiz muitos amigos desde que comecei a praticar (o xadrez). Acredito que minha atenção melhorou”, disse.

O investimento no projeto – compra de equipamentos e formação de profissionais – está incluso no valor anual destinado pela administração para a área do esporte, cerca de R$ 60 mil. Para 2020, o Festival de Xadrez tem como objetivo dobrar o número de escolas participantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;