Política Titulo Crise na Saúde
Paço de Mauá abre caminho para substituir FUABC

Gestão Atila credencia novas entidades, mas
chefe da Saúde nega um possível rompimento

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
26/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), abriu caminho para possível substituição da FUABC (Fundação do ABC) no comando dos equipamentos de Saúde no município. Pelo menos desde junho a gestão tem avaliado o interesse de entidades em se qualificarem como OSs (Organizações Sociais).

Na prática, o município credencia órgãos que, futuramente, em eventual rescisão contratual com a FUABC, poderiam participar de concorrência pública. O Diário revelou no mês passado que o núcleo duro da gestão Atila quer reduzir drasticamente a atuação da entidade, duramente criticada na cidade.

A já estremecida relação entre o Paço mauaense e a FUABC ficou ainda mais frágil depois de ontem, quando o novo presidente da entidade, Carlos Maciel, notificou o município a pagar dívida na ordem de R$ 122,9 milhões, referentes a serviços realizados e não pagos.

A possível substituição da FUABC foi pauta em audiência pública da Saúde, realizada na tarde de ontem na Câmara e que durou quase cinco horas. O oposicionista Chiquinho do Zaíra (PTdoB) questionou o secretário de Saúde, Márcio Chaves (PSD), sobre especulações de possível ingresso da APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) no município.

Além de negar veementemente essa possibilidade, Márcio Chaves prometeu “verificar” a veracidade da informação. “Eu desconheço que esteja em curso qualquer contratação de uma outra OS. Até porque o prefeito quer ajustar o contrato com a Fundação. O que nós estamos vivendo é que, com base nesse burburinho (de possível rompimento do contrato com a FUABC), estamos recebendo a visita de várias instituições que buscam qualificação. É como se fosse um credenciamento”, respondeu o chefe da Pasta, que semanas atrás havia sido alvejado pelos parlamentares durante sessão. De forma incomum, a audiência pública de ontem contou com a presença maciça de vereadores.

Márcio Chaves garantiu não haver mudanças na Cosam (Complexo de Saúde de Mauá) “na calada da noite”. “Se houver a decisão de que deve ser contratada outra OS, a primeira coisa é que haverá chamamento público e isso demanda, no mínimo, um mês”, disse.

A notificação endereçada pela FUABC ao município rendeu encontro entre Maciel e Márcio Chaves na manhã de ontem. O secretário apresentou números na plenária que divergem da quantia reivindicada pela Fundação.

Ficou agendado novo encontro com o mandatário da FUABC para o dia 4 para debater, entre outras questões, sobre esses valores.  Também será pauta da reunião o cronograma de pagamento de funcionários demitidos da FUABC que não receberam direitos trabalhistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;