Internacional Titulo
ONU diz que Canadá é o melhor país do mundo
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 11:31
Compartilhar notícia


O Canadá foi eleito pela ONU o país que oferece melhor condiçoes de vida a seu povo. O anúncio foi feito nesta segunda, durante a divulgaçao de um estudo das Naçoes Unidas sobre as condiçoes de pobreza do planeta. Segundo o estudo, a globalizaçao está aumentando a diferença entre os que dela se beneficiam e uma grande maioria de excluídos, principalmente no setor cultural e de multimídia, e está criando uma 'insegurança' multidimensional, alerta ao informe sobre o desenvolvimento humano mundial da ONU, em sua ediçao de 1999. Essa 'fotografia' da riqueza e pobreza humanas, elaborada às vésperas do ano 2000 pelo Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), traça um paralelo da aceleraçao da globalizaçao, em todos os setores, e a lentidao da reaçaou ou iniciativa dos poderes econômicos e políticos ante as conseqüências sobre o aspecto humano.

O aumento da desigualdade é flagrante: entre os 5% dos mais ricos e os 5% dos mais pobres do planeta, a diferença de renda chega de 74 a 1, diante dos 60 a 1, em 1990. Mais de 80 países têm renda per capita inferiores à de há dez anos. 'É preciso rescrever as regras da globalizaçao', recomenda o PNUD em su décimo informe, no qual denuncia 'uma polarizaçao grotesca e perigosa entre os indivíduos e países que se beneficiam do sistema e os que sao obrigados a sofrer passivamene os efeitos'

O Programa da ONU insiste na questao 'insegurança' por causa do 'desequilíbrio' cultural (filmes, música, programas audiovisuais). Dessa forma, na América Latina, dois terços dos programas audiovisuais sao produzidos fora do continente. 'Apoiamos os que, na Organizaçao Mundial do Comércio (OMC), assinalam que tratar a questao cultural independentemente do comércio normal é uma questao de princípio', explicou uma fonte do PNUD, às vésperas de uma nova rodada de negociaçoes multilaterais que serao inaugradas em Seattle (Estados Unidos), no final de novembro.

O PNUD reclama mais ajuda tecnológica para os países pobres, inclusive a biotecnologia, e estima que esses estados 'correm o risco de virar os deserdados do sistema de propriedade que controla o saber mundial'. Segundo os especialistas da ONU, o debate sobre o desenvolvimento, focalizado em seus aspectos econômico-financeiros, se alinha excessivamente com as recomendaçoes do G8, e nao é suficientemente democrático.

O informe nao mostra, no entanto, aspectos unicamente negativos: certos países, nao apenas os asiáticos, tiraram partido da globalizaçao, indicam os especialistas. Além do restabelecimento de várias economias asiáticas, as experiências de bom governo e verdadeiros progressos sociais e econômicos conduzem a uma melhora relativa das condiçoes de vida de muitos seres humanos. O informe do PNUD é o principal instrumento de referência do sistema da ONU em termos de desenvolvimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;