Política Titulo Santo André
Cicote ameniza tom de críticas a Ana Paula

Acusado de agressão pela secretária de Saúde de Sto.André, presidente da Casa volta a negar ameaça

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
26/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Um dos pivôs da confusão durante reunião com a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, na Câmara de Santo André, que resultou na abertura de um BO (Boletim de Ocorrência), o presidente do Legislativo, Almir Cicote (PSB), amenizou o tom das críticas à titular da Pasta.

Na visão do socialista, caberá a Ana Paula a decisão de ficar ou não no governo do prefeito Paulo Serra (PSDB). “Não é o vereador quem vai pedir a saída. Mas cabe à secretária perceber a sua atuação, no que pode contribuir. Neste caso, poderia diminuir os conflitos. Cabe a ela entender se é necessário sair ou não”, destacou, em entrevista coletiva, realizada ontem.

Ana Paula acusou Cicote e o vereador Willians Bezerra (PT) por injúria, incitação ao crime e ameaça. A alegação da secretária é que as agressões teriam ocorrido durante e após reunião realizada na quinta-feira pela manhã, na qual a titular da Pasta prestava esclarecimentos sobre o fechamento de sete unidades de Saúde no município a um grupo de vereadores.

De acordo com o BO registrado por Ana Paula, ela teria sido alvo de xingamentos por parte de manifestantes que estavam na Câmara. A secretária também teria tido uma discussão com Cicote, com ofensa proferida pelo socialista, que nega a versão dela.

O presidente da Câmara afirmou que não ocorreu violência ao longo do encontro. “Não houve agressão dentro da Câmara. Achei que (os manifestantes) passaram um pouco do ponto por ser uma área reservada aos vereadores. Estavam alocados e de forma totalmente indisciplinada compareceram à antessala. Foi o estopim para tudo. Acho que faz parte da democracia a manifestação, mas achei que teve certo equívoco ou excesso”, defendeu, ao se referir ao protesto incentivado por Willians Bezerra.

Cicote considera que a discussão se deu pela inexperiência da secretária na relação com o meio político. “Ela é técnica, uma médica, e não está acostumada a esse ambiente político da Câmara, de muito conflito, gritaria e discussão. Foi um clima tenso, que gerou algumas acusações e debates intensos”, prosseguiu.

Sobre a possível configuração de quebra de decoro parlamentar, o presidente da Câmara negou que tenha cometido a infração. “Não temo porque não houve quebra de decoro. Até porque, se for dessa forma, teríamos que cassar todos os vereadores. Por esse entendimento, todos infringiram em algum momento, com falas públicas, principalmente. Nem nesse fato a gente entendia que era momento de punir o vereador. Temos o livre-arbítrio para colocar nossas opiniões”, ponderou.

Cicote, por sua vez, afirmou não ter conversado com Paulo Serra após o ocorrido. “Não tive conversa com o prefeito após a reunião. O clima estava quente, mas as pessoas às vezes preferem ouvir só um lado da questão. Ele me ligou, mas não vi a ligação”, completou o socialista. 

PSB estadual solicita o afastamento do vereador

A secretária estadual de mulheres do PSB, Deolídia Divina da Silva Benages, solicitou ao diretório municipal da sigla o afastamento do presidente da Câmara, Almir Cicote, dos quadros partidários.

De acordo com documento enviado ao presidente municipal da legenda, Donay Neto, o pedido é para que Cicote fique fora das atividades partidárias “até a devida apuração dos fatos”. A nota da secretaria estadual do PSB pede que o parlamentar seja investigado por uma comissão de ética.

Cicote, por outro lado, afirmou estar tranquilo sobre o assunto. “Todos conhecem minha história, desde os movimentos estudantis e sociais e da minha participação nas comunidades. Todos sabem do meu caráter e do meu compromisso com o partido. As pessoas que estão de fora acabam induzidas ao erro, por conta da repercussão mal interpretada e avaliam mal porque não estão na cidade.”

Já Donay Neto publicou nota na qual defende a secretária Ana Paula Peña Dias, mas afirma que dará espaço para Cicote se defender. “Só nos posicionaremos após apurarmos exatamente o que aconteceu de fato, garantindo ao vereador Almir Cicote toda a prerrogativa de presunção de inocência e do contraditório. Sobretudo fica nossa solidariedade à secretária de Saúde pelas agressões descabidas”.

Paulo Serra volta a defender sua titular: ‘Caso lamentável’

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), mais uma vez saiu em defesa da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias. O chefe do Executivo lamentou as agressões sofridas pela titular da Pasta. 

“Sobre o episódio, a gente só lamenta. Santo André é uma cidade que sempre foi vanguarda em respeito às pessoas e diferenças. E ontem (quinta-feira) o que vimos foi um episódio lamentável de preconceito contra a mulher. Com relação à parte técnica, nossa Saúde, que estava caótica, hoje tem todo um planejamento para melhorar, não é do dia para a noite. O trabalho continua”, afirmou, sem, contudo, cravar a permanência da secretária em seu governo.

Na quinta-feira, a gestão de Paulo Serra organizou ato no Paço em apoio à secretária, que contou com a presença de quase todo o primeiro escalão e 200 pessoas.

O prefeito, por sua vez, defendeu o trabalho das mulheres em seu governo. “Os homens que me desculpem, mas nosso governo vai bem porque mais da metade das secretárias são mulheres. Na Educação são duas mulheres, em Cultura e Saúde também, enfim, apesar de ser uma semana triste de se lamentar, não é essa a cara de Santo André porque Santo André respeita as pessoas, mas hoje começamos a virar a página e falar de coisa boa”. (Colaborou Karine Manchini)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;