Memória Titulo
"Vamos salvar o Carlos Gomes!" (*)
Por Ademir Medici
04/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O pessoal da velha guarda de Santo André poderia começar a movimentar uma grande festa para comemorar os 75 anos de fundação do Cine Carlos Gomes (é Tidinho Rocco quem informa).

A coisa poderia ser feita na base da benemerência através dos clubes de serviços da cidade e não precisaria acontecer exatamente na data certa, já que o cinema está em ritmo de reformas (tomara que não mexam na sua arquitetura).

Há que se preocupar com o destino do Cine Carlos Gomes. Ao que se vê, o pedido de tombamento, solicitado há mais de um ano pelo vereador José de Araujo, ainda não mereceu uma resposta por parte do Executivo municipal.

Se o prefeito Newton Brandão não apoiar essa iniciativa, o prédio acabará sendo demolido e ainda vai se transformar em estacionamento de veículos (o que seria lamentável, verdade seja dita).

Todo andreense de nascimento ou de coração deve encampar esta ideia e lutar pelo seu sucesso, pois um dos pontos altos da memória da cidade está naquele cinema que, dos anos 30 aos 60, abrigou muitos namorados (hoje casados e com netos), trouxe espetáculos teatrais de envergadura, óperas, espetáculos musicais etc.

A cidade já tem tão poucas referências históricas e será uma pena os mais antigos deixarem o Carlos Gomes ser demolido.

Cf. Claudete Reinhart, coluna “Encontro”, Diário, 2-7-1987.

Ela é autora também do título acima, reaproveitado agora, neste 2017 de Deus.

NOTA

Os leitores mais antigos lembram muito bem: aquele verdadeiro editorial da Claudete mexeu literalmente com Santo André e o Grande ABC. Criou-se o Movimento SOS Carlos Gomes.

Mais de 20 mil assinaturas foram coletadas. O prefeito Brandão até que autorizou a demolição do Carlos Gomes. O seu sucessor, Celso Daniel, revogou a decisão. Brandão voltou à Prefeitura e a contragosto precisou completar o pagamento da desapropriação. Mas o certo é que o Carlos Gomes resistiu, mesmo transformado temporariamente em loja de tecidos e em estacionamento, como previra a Claudete.

Foi possível, no espaço do Carlos Gomes, promover algumas excelentes atividades artístico-culturais. Um grande espetáculo teatral foi encenado, com a presença de Celso e sua mulher, Miriam. Fizemos ali um programa de rádio, dentro do “São Paulo de Todos os Tempos”, da Rádio Eldorado, comandado por Geraldo Nunes. Depois...

Bem, depois vieram novas administrações, renovaram-se as promessas de praxe, fizeram-se projetos fantasiosos (e custosos, $$$) de restauração, mas a verdade é que o Carlos Gomes permanece fechado, em pleno coração de Santo André.

Trinta anos depois, daria para usar o mesmo texto da Claudete - como de fato estamos usando - mudando-se apenas os personagens. O andreense Paulo Serra é tão andreense quanto o finado Celso Daniel. Prefeito Paulinho, por que não reativar o Carlos Gomes em bases menos custosas, por administração direta, com a força de trabalho de trabalhadores aposentados?

O Carlos Gomes não tem, e nunca teve, nenhuma beleza arquitetônica deslumbrante, à exceção da sua fachada, descaracterizada já então. O corpo do cinema é um grande caixote, operário como a sua cidade, prefeito. O que vale são as histórias que ele encerra, algumas narradas pela Claudete três décadas atrás.

Prefeito Paulo Serra, por que não chamar o arquiteto Euclydes Rocco, o Tidinho da matéria de 1987, e pedir a ele um projeto viável de recuperação da nossa casa de espetáculos maior?

Não tem jeito? Tem jeito, sim. Se precisar bater prego, rebocar, varrer, subir andaime para corrigir goteiras, conte conosco. Vamos lá, em mutirão, recuperar a Memória andreense.

Diário há 30 anos

Sábado, 4 de julho de 1987 – ano 30, edição nº 6.485

MANCHETE – Veículos batem recorde

de exportações.

SÃO BERNARDO – Reportagem conta

o número de buracos da Avenida Wiston Churchill: 104.

DIADEMA – Sem verba, Prefeitura pode parar obras em 15 dias.

Em 4 de julho de...

1917 – O feitor geral da São Paulo Railway, em Paranapiacaba, José Rodrigues Teixeira, dispensa os empregados Ernesto Rodrigues e João Fachineiro, da Seção de Engenharia,

e cria um problema funcional no Distrito. O feitor teria obrigado os

dois empregados a assinarem um documento, o que contrariou a ambos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: suspensão do decreto que proíbe a entrada do café brasileiro na Inglaterra.

2007 – Inaugurado o primeiro bicicletário do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no Terminal São Bernardo.

Santos do Dia

André de Creta

Isabel de Portugal

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 4 de julho:

Em Santa Catarina, Alto Bela Vista e Paial

No Mato Grosso, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Juruena, Matupá, Nova Mutum, Porto Esperidião, São José do Povo e Tapurah

No Pará, Curralinho

Em São Paulo, Ibitinga e Tanabi

No Paraná, Iracema do Oeste

No Mato Grosso do Sul, Paranabaíba

Em Rondônia, Parecis

No Piauí, Piripiri

No Rio Grande do Sul, Taquari

Em Goiás, Uruaçu

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;