D+ Titulo
Argumente as ideias na redação
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Terror de grande parte da galera, a redação no Enem vale tanto quanto cada prova: 1.000 pontos. Assim, o candidato que fizer bom texto terá vantagem em relação aos demais. A boa notícia é que não precisa escrever tanto, 25 linhas bastam. Não pense, entretanto, que dá para enrolar e colocar qualquer coisa. Para produzir boa redação, é preciso estar atualizado sobre os principais acontecimentos do mundo.

Segundo Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo, tem de mostrar posicionamento crítico, além de indicar solução ou encaminhamento para o problema proposto. Isso porque o Enem, em geral, escolhe temas sociais - em 2010, por exemplo, foi ‘O Trabalho na Construção da Dignidade Humana'.

"Não pode deixar de fazer uma dissertação, que é a defesa de uma tese a ser comprovada por argumentos", explica Maria Aparecida. Onde encontrar bons exemplos de texto dissertativo? Nos editoriais dos jornais, que expressam opinião sobre um assunto relevante. Fazer essa leitura frequente é importante, mas copiá-los - à mão mesmo - é o melhor exercício, de acordo com a professora. Desse modo, aprende-se pontuação, ortografia, como organizar bem as ideias e ajuda a melhorar o vocabulário. "A gente aprende tudo por imitação." E não adianta: quem lê bastante escreve melhor. O duro é que não se adquire esse hábito de uma hora para outra. Se não curte é porque ainda precisa encontrar o tipo de leitura que mais o agrada; tente achá-lo.

Na hora do Enem, organize-se para fazer a redação em uma hora, no máximo (no mesmo dia tem provas de Linguagem e Matemática). O ideal é fazer rascunho no início da prova, pois você estará descansado e com o raciocínio mais claro. Passar a limpo depois ajuda a perceber o que deve ser aperfeiçoado. É preciso ler atentamente o enunciado para poder explorar melhor o tema. Muito cuidado com a repetição de palavras, que indica vocabulário pobre, e repetição de ideias, que mostra ausência de domínio sobre o assunto. E nada de garrancho. Entre os possíveis temas deste ano estão a condição da mulher, erradicação da miséria, código florestal, homofobia e união homoafetiva, consumo consciente, Copa e Olimpíada no Brasil.

 

É preciso ter opinião para escrever bem - Amanda Moretti da Cruz, 17 anos, de Santo André, está dividida entre os cursos de Psicologia e Ciências Sociais. O fato é que pretende tirar boa nota no Enem para garantir vaga em uma universidade pública. Com mais facilidade na área de Humanas do que na de Exatas, sabe a importância da nota da redação nesse exame.

Aluna do 3º ano do Colégio Singular, manda bem na hora de colocar as ideias no papel. Muito disso deve-se ao hábito de leitura que adquiriu cedo. Já na 5ª série leu Dom Casmurro por iniciativa própria, após encontrar a obra na casa da avó, leitora assídua. Lembra que lá sempre teve muito livro disponível, e isso a incentivou a adquirir o mesmo gosto.

Segundo Amanda, também é preciso ver filmes, documentários, ficar ligado no noticiário e até conferir o que rola em blogs; alguns têm boas discussões sobre temas da atualidade. "A partir do momento que você tem opinião sobre o assunto e sabe defender suas ideias, fica mais fácil escrever."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;