Economia Titulo Fim de ano
Funcionários da GM votam sobre férias coletivas
Paula Oliveira
Especial para o Diário
22/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


No início do mês, a General Motors, de São Caetano, informou aos seus funcionários sobre as férias coletivas necessárias para o fim de ano. O período de descanso longe do trabalho é exclusivo para as áreas de linha de produção e montagem de veículos, cujos integrantes entraram em acordo sobre a quantidade de dias em assembleia realizada ontem à tarde.

Entre as opções oferecidas pela companhia, os 6.000 funcionários de ambos setores decidiram que ficarão em casa do dia 26 de dezembro a 5 de janeiro, somando total de 11 dias. O retorno às atividades está agendado para dia 6, uma sexta-feira. Eles terão que trabalhar dois sábados para compensar. A votação unânime foi realizada com a presença do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano. 

A segundo opção, descartada pelos colaboradores, era de férias coletivas a partir do dia 26 a 8 de janeiro, somando 14 dias de férias, com retorno no dia 9, e com três sábados a trabalho. 

“Todos os 6.000 funcionários compareceram à assembleia e a votação foi clara à primeira opção. A linha de produção e montagem de veículos fez essa escolha provavelmente por conta do desconto das férias. Na primeira opção há perda salarial menor e, por isso, foi mais interessante”, explica o vice-presidente do sindicato, Francisco Nunes.

Para os empregados horistas e mensalistas serão 13 dias de desconto de férias com retorno previsto para 4 de janeiro. A exceção fica por conta do ramo de engenharia de manufatura, que, devido a trabalhos com fornecedores, o período de descanso será de 26 de dezembro a 8 de janeiro, com retorno ao trabalho marcado para o dia 9.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;