Memória Titulo
Subsídios econômicos
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem Memória falou, de passagem, das olarias de São Bernardo. Hoje trazemos este anúncio em forma de teste: caro leitor, você conhece todos esses logotipos, todas essas marcas?

Focalizamos, também, uma notícia de 40 anos atrás: em 1976, São Bernardo era a maior zona agrária do Grande ABC.

O que as olarias, as logomarcas e a agricultura têm em comum? Resposta: os três assuntos trazem três recortes da evolução econômica do Grande ABC. Pois a nossa região já teve tradição oleira, agrícola e industrial – como teve tradição na extração do carvão, na indústria moveleira e em tantos outros segmentos.

Hoje, neste início de terceiro milênio, o Grande ABC busca refletir sobre a sua identidade atual – ou precisaria refletir. Momento importante, em que a população transfere para o segundo turno político a escolha de novos governantes em quatro municípios: Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá. Nos outros três municípios só não haverá segundo turno por uma questão de regra eleitoral.

TESTE
Esta série de marcas industriais refere-se ao ano de 1966 – meio século passado. O Grande ABC já tinha os atuais sete municípios. E tinha um parque industrial formidável.

O Diário do Grande ABC não existia. Ocupava seu posto o News Seller, autor deste anúncio publicitário, hoje peça histórica. No rodapé, duas informações para a história:

1 – O News Seller circulava com edições específicas em Santo André, São Bernardo e São Caetano. Um anúncio valia pelas três edições, que atingia outras cidades, até mesmo a Capital.
2 – Comprovado: o papel na feitura de uma única edição do News Seller correspondia ao total do papel utilizado por todos os jornais do ABC, juntos, durante um mês, conforme levantamento das Guias de Alfândega.

Com isso, não é de surpreender que dois anos depois o semanário NS se transformaria no atual Diário.

Quanto ao teste, fica a critério do leitor: identificar quantas destas empresas continuam no Grande ABC nestes tempos de desindustrialização.

AGRICULTURA
Dez anos depois deste anúncio, em 1976, o cinturão agrícola do Grande ABC ainda era forte, conforme levantamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na seguinte escala:

São Bernardo – 1.529 propriedades rurais, com ocupação de uma área de 11.218 hectares.
Santo André – 116 propriedades rurais.
Diadema – 122.
Mauá – 63.
Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – as duas cidades abrigavam plantas florestais formadas por eucaliptos, pinus, kiri e vasta área natural.

Fonte: Incra, inDiário, 24-10-1976.

E hoje, 40 anos depois...


Diário há 30 anos
Sexta-feira, 24 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6272

Manchete – Montadoras têm 18 mil veículos incompletos nos pátios

São Bernardo – Firmado protocolo de intenções em que a Previdência Social se compromete a vender área de 340 mil m² para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado. Cortada pela Via Anchieta, a área é ocupada pelas favelas do DER e Calux.

Prefeitura admite não poder evitar enchentes.

São Bernardo e Maróstica, na Itália, selam acordo de irmandade.

São Caetano – A cidade celebra 38 anos de emancipação e ganha quatro páginas no Diário.


Em 24 de outubro de...
1916 – Foram classificados para o Corpo de Saúde do Tiro de Guerra de São Bernardo os atiradores Hercules G. Vieira, Carmo Caçapava, Luiz Berto, Luiz Fararoni, Luiz Correa Junior e Oreste Caçapava; e para o Corpo de Ciclistas, Epiphanio Livramento, Sebastião A. Moraes e Umberto Escoltara.

O capitão Alfredo Flaquer Sobrinho autorizou a reforma instrumental das bandas, por conta da diretoria do TG.

A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: os austro-alemães incendiaram Brusturosa.

1936 – Criado o Grupo Escolar de Vila Barcelona, em São Caetano, hoje Escola Estadual Dom Benedito Paulo Alves de Souza

Hoje
- Dia Mundial do Desenvolvimento
- Dia das Nações Unidas
- Início da Semana do Desarmamento

Santos do dia
- Antonio Maria Claret (Sallent, Barcelona, 1807 – mosteiro de Fontfroide, França, 1870). Fundou as congregações: Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, Padres Claretianos e Irmãs de Ensino Maria Imaculada
Irmãs Claretianas. Pio XI o chamou de “precursor da Ação Católica do mundo moderno”.
- Evergílio
- Margiório

Municípios paulistas
Hoje é o aniversário de Itapira e Timburi.
Itapira. Elevado a município em 1858, quando se separa de Mogi Mirim.
Timburi. Elevado a município em 1949, quando se separa de Piraju.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 24 de outubro:
No Paraná, Antônio Olinto.
Em Goiás, Goiânia, capital do Estado.
No Amazonas, Manaus.
Na Paraíba, Patos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;