Esportes Titulo
Corintianos presos em Oruro estão entre agressores em briga com palmeirenses
05/04/2016 | 06:30
Compartilhar notícia


No início da madrugada desta segunda-feira, 32 pessoas detidas em um dos casos de violência entre torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians do último domingo foram liberadas após prestar depoimento. Entre eles estavam Leandro Silva de Oliveira e Tadeu Macedo Andrade, dois dos 12 integrantes da Gaviões da Fiel que foram presos em Oruro, na Bolívia, acusados de disparar o sinalizador que matou o garoto Kevin Espada em partida contra o San José, em fevereiro de 2013, em partida válida pela Copa Libertadores.

Ao todo, 27 homens, 4 menores de idade e uma mulher foram detidos e acusados de participar da agressão a três palmeirenses na avenida Doutor Arnaldo, próxima ao estádio do Pacaembu, onde aconteceu o clássico que terminou com a vitória palmeirense por 1 a 0.

Eles estavam no chamado "caminhão da sede", um veículo utilizado pela Gaviões da Fiel para transportar bandeiras, e emboscaram um carro parado no semáforo na esquina da rua Cardeal Arcoverde. Nele estavam três palmeirenses, que foram agredidos com socos e barras de ferro.

Os 32 integrantes da Gaviões da Fiel foram detidos algumas quadras adiante do crime e encaminhados para o 91.º Distrito Policial, na Vila Leopoldina, na zona oeste. Durante a madrugada, eles prestaram depoimento, assinaram um termo circunstanciado e foram liberados. Agora, o caso será encaminhado para o Juizado Especial Criminal da Barra Funda. Até o final da noite desta segunda-feira, todos os envolvidos continuam liberados a frequentar estádios.

REINCIDÊNCIA - Dois deles, Leandro Silva de Oliveira e Tadeu Macedo Andrade, estiveram presos em Oruro, na Bolívia, acusados de disparar o sinalizador que matou o garoto Kevin Espada, de 14 anos. O fato aconteceu em 20 de fevereiro de 2013. Durante cerca de 150 dias, 12 integrantes da organizada Gaviões da Fiel permaneceram presos na Penitenciária San Pedro, próxima ao estádio que recebeu o confronto entre San José e Corinthians, pela Libertadores daquele ano.

Os brasileiros tiveram amplo apoio da embaixada brasileira na Bolívia, além de terem recebido apoio de políticos e de uma série de dirigentes do próprio Corinthians. Meses depois de retornarem ao Brasil, a Gaviões da Fiel se envolveu em um grande conflito no estádio Mané Garrincha, em Brasília, com torcedores do Vasco. Leandro foi um dos flagrados pelas câmeras de tevê agredindo os rivais.

Na última sexta-feira, um integrante da Mancha Alviverde, principal organizada do Palmeiras, foi preso e acusado de coordenar a agressão ao presidente da Gaviões da Fiel em março, em outra emboscada, após uma reunião no Fórum da Barra Funda. O encontro visava justamente discutir a violência entre torcidas organizadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;