Política Titulo
Mauá pode isentar casas populares de IPTU
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
25/07/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


A um ano e três meses das eleições municipais, um pacote de projetos sociais está prestes a ser colocado em prática pela Prefeitura de Mauá.

As três propostas foram criadas pelo vereador Átila Jacomussi (PV) e seu pai, o secretário de Obras Admir Jacomussi (sem partido). O parlamentar disputará a reeleição e Admir é cotado para ocupar o cargo de vice do prefeito Leonel Damo (PV), que tenta mais um mandato.

Um dos projetos, que chegou terça-feira às mãos do prefeito de Mauá propõe o fim da cobrança de IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano) para famílias que moram em casas populares (de até 70 m²) na cidade.

Renúncia fiscal - A medida deverá atingir entre 10 e 12 mil moradias. Como em média cada família paga cerca de R$ 80 anuais de imposto, a renúncia fiscal da Prefeitura deverá chegar próximo a R$ 1 milhão por ano.

O segundo projeto cria o Brechó da Construção. Na prática, a Prefeitura retiraria materiais de construção de segunda mão, sem custo, das residências, e realizaria, duas vezes ao ano, um bazar com os produtos, ao preço equivalente a 5% do valor do mercado. A terceira proposta, ainda em estudo, consiste na busca de receitas na iniciativa privada. Todas ainda precisam do aval de Damo e aprovação dos vereadores.

Eleitoreiro - Átila admite que o projeto de anistia tem cunho eleitoreiro. “Não dá para negar, já que estamos a pouco mais de um ano da eleição. Essas 12 mil moradias se revertem em pelo menos 36 mil eleitores. Esse número decide uma eleição”, reconhece o parlamentar.

“Tenho certeza de que as propostas vão causar ciumeira, mas apenas estamos trabalhando”, justifica Átila. Procurados, Leonel Damo e Admir Jacomussi não comentaram o teor dos projetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;