Economia Titulo
China e França assinam contratos de 20 bilhões de euros
Por Da AFP
26/11/2007 | 09:39
Compartilhar notícia


China e França assinaram nesta segunda-feira contratos comerciais de 20 bilhões de euros, entre eles um grande pedido à Airbus e o fornecimento pelo grupo francês Areva de dois reatores nucleares, no segundo dia da visita do presidente Nicolas Sarkozy.

O contrato mais importante é a venda de 160 aviões Airbus, principalmente da família A320, por um valor de catálogo de US$ 17,4 bilhões (quase 12 bilhões de euros). A China encomendou 110 aviões do tipo A320 e 50 da família A330, após longas negociações que foram concluídas pouco antes da cerimônia de assinatura dos contratos, na presença de Nicolas Sarkozy e do presidente chinês Hu Jintao.

No âmbito nuclear, a Areva venderá à China dois reatores nucleares EPR, com o combustível necessário para seu funcionamento, por um valor global de oito bilhões de euros. "É um contrato recorde, não existe um contrato deste nível em toda a história nuclear civil", declarou à imprensa a presidente da Areva, Anne Lauvergeon.

Os dois reatores, que devem ser entregues ao final de 2013 e 2015, ficarão em Taishan, Guangdong (sul da China). O acordo inclui ainda a criação de uma empresa comum de engenharia com o parceiro chinês da Areva, o grupo público CGNPC (China Guangdong Nuclear Power Corp.).

Além disso, os dois países estudam a possibilidade de criar um centro de reciclagem nuclear, avaliado em 15 bilhões de euros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;