Cultura & Lazer Titulo
Morre Breno Melo, o Orfeu de Marcel Camus
Por
15/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Breno Melo era jogador do Fluminense quando foi descoberto pelo diretor francês Marcel Camus e se tornou o protagonista de Orfeu do Carnaval, um dos filmes rodados no Brasil mais famosos em todo o mundo. Breno morreu no último domingo, em Porto Alegre (RS), aos 76 anos.

Orfeu foi o grande papel da sua vida e, a cada data redonda do filme, era procurado para dar seu depoimento. Orfeu do Carnaval, baseado na peça de Vinicius de Moraes, foi filmado no Rio e ganhou alguns dos principais prêmios do cinema, como a Palma de Ouro em Cannes, em 1959, o Globo de Ouro e o Oscar de filme estrangeiro, em 1960.

Breno conta que estava passeando no Rio, à beira-mar, quando um francês veio conversar com ele. "Pensei que fosse uma abordagem gay", disse. Não era nada disso. O francês era Marcel Camus, um apaixonado pelo Brasil que se encantara pela peça de Vinicius, uma adaptação do mito grego à favela carioca.

A convite de Camus, Breno foi fazer um teste e, aprovado, trocou o gramado pelo set de filmagem. É uma boa atuação para um ator "natural" (sem experiência anterior). Contracena com a norte-americana Marpessa Dawn, a Eurídice, nas principais cenas.

O filme mostra um Rio idealizado, com favelas estilizadas e uma população disposta a cantar e a dançar a qualquer hora do dia ou da noite. Inclusive no interior de um bonde, veículo conduzido por Orfeu. Ele se apaixona por Eurídice durante o Carnaval e o desfecho do amor será trágico, como na lenda grega.

Orfeu parecia fantasioso demais para uma época que pedia às obras o gume do realismo crítico. Isso não impediu que fosse premiada e amada mundo afora. Um dos fãs atuais é Barack Obama que conta, em sua autobiografia, do apreço de sua mãe, Stanley Ann Dunham, por aquela visão exótica do Rio por Camus e embalada pelas músicas de Tom Jobim e Luiz Bonfá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;