Internacional Titulo
Senador diz que encontrou diário de Benito Mussolini na Suíça
Da AFP
11/02/2007 | 20:57
Compartilhar notícia


O senador italiano Marcello Dell'Utri afirmou ter encontrado cinco diários íntimos do ex-ditador fascista Benito Mussolini na casa de um tabelião de Bellinzano, perto do lago Como, na Suíça. A informação é do jornal Corriere della Sera.

Dell'Utri, senador pelo Força Itália, partido do ex-premiê conservador Silvio Berlusconi, garante ter consultado os cinco diários do "Duce", segundo ele, escritos entre 1935 e 1939.

Os diários estão sob custódia notarial por conta do filho de um homem que participou, em abril de 1945, na prisão de Mussolini em Dongo, na região do lago Como o senador mostrou a vários jornalistas fotocópias da descoberta e se declarou seguro da autenticidade.

Porém, vários historiadores consultados pela imprensa italiana demonstraram ceticismo em relação aos escritos. "Há 20 anos aconteceram várias descobertas, mas nenhuma se revelou autêntica", declarou ao Corriere della Sera Valerio Castronovo, historiador especializado no período fascista.

A autenticidade dos diários é uma nova polêmica na Itália, sobretudo porque Dell'Utri se nega a divulgar mais detalhes. O senador acrescentou que está negociando a compra para pedir a autorização dos descendentes de Mussolini para usá-los em um livro que pretende escrever sobre o líder fascista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;